TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da filosofia na área de programas de formação através da educação

Abstract: A importância da filosofia na área de programas de formação através da educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Abstract  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Neste relatório vamos falar sobre a importância da matéria filosofia no meio curricular da educação. Tendo em vista que a filosofia e um aspecto que tem um aproveitamento, embora muitas pessoas definam que a filosofia não seja conveniente nas escolas, pois a filosofia e igual a historia só que muitas coisas esta relacionando ao pensamento. A filosofia faz parte do nosso dia a dia, da nossa reflexão, assim como nossos antigos filósofos, a filosofia e algo a ser entendida e não explicada, não a uma resposta definida do que é a filosofia, cabe a cada um de nos entendê-la de maneira que compreenda o seu significado e ser discutida as suas ideias. Também sobre como anda a educação no brasil , que hoje em dia a muitas escola que então em mal estados, outro aspectos relevantes que vamos falar no nosso relatório será a onde a indústria cultural interfere na realidade da educação, e o ultimo aspectos que iremos relembra neste relatório será sobre o sociólogo francês Pierre Boudieu que vamos entender a visão de Boudieu sobre as escola e a desigualdade da educação.

Primeiro relatório parcial

Em conclusão, a filosofia não é uma disciplina empírica como a física ou a história; é uma disciplina a priori como a matemática.

Contudo, em filosofia não há métodos formais de prova. Na matemática estudam-se exclusivamente aqueles problemas que podem ser resolvidos recorrendo aos métodos formais da própria matemática. Na filosofia, as formas os métodos são usados através da lógica, e podemos, mas a lógica é apenas instrumental, não resolve os problemas da filosofia, nem determina o que é ou não um problema filosófico. Num certo sentido, um problema é filosófico precisamente quando não há quaisquer metodologias científicas, nem formais, para tentar resolvê-las.

A filosofia se caracteriza, entre outras coisas, por não serem estudadas procurando a metodologias empíricas nem formais. Em outros termos mais positivos, os problemas da filosofia tem a característica por terem um caráter iminentemente conceptual. Assim, os problemas da filosofia têm uma identidade própria. Mas é possível distingui-los razoavelmente bem dos problemas não filosóficos. Invocando Hume, mas num sentido totalmente diverso, podemos dizer que se um problema não é susceptível de abordagem empírica nem formal.

Se a filosofia nada, mas é do que um conjunto de problemas, teorias e argumentos, ensinar a filosofia é ensinar todos esses tipos de problemas. Na ética, ensinamos os estudantes a entender os problemas da fundamentação da moral.

A leitura só é filosófica em que um texto tem um sentido filosófico, têm sempre muitos aspectos interessantes como aspectos estéticos, históricos, psicológicos, e sociológicos. Mas também tem seus aspectos filosóficos que formula problemas filosóficos, apresenta e defende as teorias e todas estas coisas que possuem o interesse em relação a filosófica e não apenas históricos.

A filosofia é fundada em discussões de ideias e as instituições de ensino podem não possuir vocações para acolher tal problema. Mas isto não é só, porém o único obstáculo a ser passada no ensino da filosofia, a nossa própria cultura em que estamos envolvidos pode ser um obstáculo à filosofia propriamente dita. Se ainda vivemos numa cultura autoritária, teremos muita dificuldade em questionar e debater os grandes filósofos do passado. Em vez de lermos um texto filosoficamente jamais conseguiremos entender o que realmente são as ideias e argumentos que o filósofo esta nos passando, com isso cada filósofo ser uma espécie de paradigma perdendo a nos o direito de entendê-los e critica-los.

O problema de recorrente disso no ensino da filosofia será a falta de escolhas dos conteúdos a lecionar em cada uma das cadeiras que compõem o currículo acadêmico.

Segundo relatório parcial

Escolas destruídas, pela falta de manutenção, onde não tendo lugar apropriado para estudar uma residência se transforma em uma escola, dividindo os cômodos da casa, garagem, quartos e cozinha, viram salas de aulas e utilizando o mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com