TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do RH Da Empresa ABInbev

Artigos Científicos: Análise Do RH Da Empresa ABInbev. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  4.675 Palavras (19 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 19

Análise da Gestão de RH da Empresa AB InBev

Resumo – O estudo visa apresentar uma breve caracterização da área de Recursos Humanos na empresa multinacional AB InBev, identificando seu plano de cargos e salários, seus métodos de treinamentos utilizados para estimular o desenvolvimento de seus colaboradores e como é seu clima organizacional. Identificamos, através relatórios publicados pela empresa AB InBev que ela possui um RH eficiente, com plano de carreira, cargos e salários atrativos, investimentos no desenvolvimento pessoal e profissional por meio de treinamentos internos e externos e aplicação de pesquisas de clima organizacional, o que faz com que seus colaboradores estejam engajados com a empresa, sua visão, sua cultura. Por meio de um PDCA coerente e consciente, a AB InBev cria e aplica soluções para superar suas dificuldades e dessa forma, consegue ser uma das melhores da empresas para se trabalhar no mundo.

Palavras-chave: RH, AB InBev, Treinamento e Desenvolvimento, Clima Organizacional, Plano de Cargos e Salários

Abstract – The study aims to present a brief characterization of the Human Resources area in the multinational company AB InBev, identifying its staffing and compensation plan, the training methods it uses to encourage the development of its employees and what is its organizational climate. We identified through reports published by AB InBev that it has an efficient HR with an attractive staffing and compensation plan, investments in personal and professional development through internal and external training and implementation of organizational climate surveys, which engages its employees with the company, its vision, its culture. Through a coherent and conscious PDCA, AB InBev creates and implements solutions to overcome their difficulties and thus it can be one of the best companies to work for in the world.

Key words: RH, AB InBev, Training and Development, Organizational Climate, Staffing and Compensation Plan

Resumen - El estudio tiene como objetivo presentar una breve caracterización área de los Recursos Humanos en la empresa multinacional AB InBev, identificando su plan de cargos y sueldos, sus métodos de entrenamiento utilizados para impulsar el desarrollo de sus empleados y cómo es su clima organizacional. Hemos identificado mediante informes publicados por AB InBev ella tiene un eficiente de Recursos Humanos con un plan de cargos y sueldos atractivo, inversiones en el desarrollo personal y profesional a través de la formación interna y externa y la aplicación de las encuestas de clima organizacional, qué hace que sus empleados se dediquen a la empresa su visión, su cultura. A través de un PDCA coherente y consciente, AB InBev crea e implementa soluciones para superar sus dificultades y por lo tanto puede ser una de las mejores empresas para trabajar en el mundo.

Palabras clave - RH, AB InBev Capacitación y Desarrollo, Clima Organizacional, Plan de Cargos y Sueldos

1 Introdução

A administração de recursos humanos (ARH) é o ramo especializado da ciência da administração, que envolve todas as ações que visam à integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento da sua produtividade. Trata-se de uma área que atua utilizando habilidades, métodos, políticas, técnicas e práticas bem definidas, em diversos campos, com o objetivo de administrar comportamentos e potencializar o capital humano.

Hoje, a maioria das empresas brasileiras de grande e médio porte, mantém departamentos de recursos humanos, porém muitas empresas não compreendem bem sua função, o que pode acarretar em práticas inadequadas e uma gestão de RH ineficiente que trará diversos problemas como: funcionários despreparados, insatisfeitos, desmotivados e não comprometidos com a empresa, dificultando a atuação em suas respectivas funções; baixa produtividade e comunicação deficiente, trazendo diversas falhas em processos e procedimentos incompatíveis com os resultados esperados, que não atendem as necessidades internas e externas e problemas de competitividade. Uma possível solução para isso seria a busca de uma gestão integrada, direcionada a uma visão holística que proporcione a construção de uma cultura organizacional integrada, com um clima organizacional harmonizado.

Para conceituar a área de recursos humanos, é necessário definir quais seriam a missão, visão e valores ideais para uma empresa. A missão deve refletir o que a empresa representa para sociedade, quais são seus benefícios para seu público-alvo. A visão está relacionada às metas e aos objetivos da empresa. Deve refletir o que organização deseja conquistar em um determinado período de tempo. Porém, as metas e objetivos precisam ser críveis e estarem alinhados ao momento que empresa vive no mercado. Os valores são as crenças, os costumes e ideias em que a organização acredita. Eles devem permear todas as atividades e relações dentro e fora da organização, servindo como guia para as ações de todos os envolvidos (NAKAGAWA, 2012; RAMOS, 2013; LIMA, 2012).

Atualmente, tanto pequenas empresas quanto grandes multinacionais tem fácil acesso à tecnologia e à informação. Se considerarmos que as condições para todas são teoricamente as mesmas, o que diferencia as organizações uma das outras são as pessoas que a compõe, seus talentos, habilidades, atitudes e decisões, ou seja, os seus recursos humanos. Considerando esse aspecto, o objetivo deste trabalho é analisar a gestão de RH da empresa AB InBev, identificando o seu plano de cargos e salários, plano de carreira, métodos de treinamento e desenvolvimento e o clima organizacional. Esses são aspectos importantes da área de recursos humanos de uma empresa que nos permitem compreender como a AB InBev obtém seu sucesso e como atrai e retém talentos.

Para atingir esse objetivo realizou-se uma pesquisa do tipo qualitativa, visando responder questões muito particulares e preocupando-se em compreender a realidade da RH na empresa estudada. As informações foram obtidas por meio de pesquisas bibliográficas e os dados foram coletados através de pesquisas no site da empresa e relatórios divulgados pela mesma. Esses dados foram analisados relacionando as informações obtidas no site da empresa às teorias estudadas.

2 Revisão de Literatura e Desenvolvimento

Para cumprir os objetivos propostos por este trabalho, é necessário inicialmente partir de uma visão mais ampla,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com