TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Dos Conhecimentos técnicos Necessários Ao Empreendedor

Exames: Análise Dos Conhecimentos técnicos Necessários Ao Empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  2.745 Palavras (11 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MÁRCIA GIANE WRAGUE DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Análise dos conhecimentos técnicos necessários ao empreendedor

Canguçu

2011

MÁRCIA GIANE WRAGUE DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Análise dos conhecimentos técnicos necessários ao empreendedor

Trabalho apresentado ao curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade do Norte do Paraná, para o portfólio interdisciplinar individual, 1º semestre. Professores: Helenara Regina Sampaio, Adriana Vinholi Rampazo, Jossan Batistute e Daniel Ramos Nogueira.

Canguçu

2011

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO............................................................................................................03

2- DESENVOLVIMENTO

2.1- Conhecimentos Matemáticos...............................................................................04

2.2- Conhecimentos Administrativos..........................................................................05

2.3- Conhecimentos Jurídicos.....................................................................................07

2.4- Conhecimentos Contábeis....................................................................................09

3- CONCLUSÃO ............................................................................................................11

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..........................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Através deste trabalho, analisando o contexto empresarial, pretendemos demonstrar a importância da preparação e de conhecimentos técnicos para o bom desempenho dos empreendedores em uma economia tão competitiva.

Muitos empreendimentos possuem um tempo de vida muito curto, várias estão fadadas a se extinguirem em seus anos iniciais devido às diversas pressões que a empresa sofre. A falta de planejamento, problemas jurídicos, de fluxo de caixa e de conhecimento do mercado são grandes entraves para as micro e pequenas empresas.

O trabalho apresentará aspectos matemáticos, administrativos, jurídicos e contábeis, fixando conteúdos desenvolvidos no 1º semestre deste curso de Ciências Contábeis. Os conhecimentos nestas áreas não são soluções milagrosas para o sucesso dos empreendimentos, mas quanto mais preparado estiver o empresário, maiores serão suas chances de obter uma boa rentabilidade em seus negócios.

“O cenário é de otimismo para as pequenas empresas gaúchas”, a Copa do Mundo de 2014 se aproxima, conforme o texto base deste trabalho é preciso saber aproveitar as oportunidades de negócios, a abordagem que será feita nos tópicos deste trabalho procurarão evidenciar como os conhecimentos técnicos se entrelaçam e que tendo ciência de suas importâncias, o empreendedor terá maior possibilidades de não ver seu negócio acabar tão prematuramente.

2. DESENVOLVIMENTO

Analisando o contexto empresarial, tendo por base o texto “Cenário é de otimismo para as pequenas empresas gaúchas” retirado do Jornal do Comércio do dia 09 de fevereiro de 2011, abordaremos a importância dos conhecimentos técnicos nas áreas matemática, administrativa, jurídica e contábil para uma maior possibilidade de sucesso para os empreendedores.

2.1 Conhecimentos matemáticos

Os conhecimentos matemáticos são parte constante de nossas vidas, mesmo sem a percepção clara de sua importância, eles estão presentes em diversas situações cotidianas. Qualquer operação que envolva dinheiro está diretamente ligada à matemática – seja através de operações simples, razão, proporção, regras de três, funções, porcentagem, juros, descontos, enfim – se para pessoas que não trabalham profissionalmente com o patrimônio, estes conteúdos são constantes em suas vidas, imaginem para os profissionais de contabilidade, que necessitam deles para o desempenho de suas funções.

Um profissional que seja capaz de:

“dominar os segredos dos números e saber como processar informações aparentemente desconexas resulta em vantagens competitivas concretas, pois ajuda a compreender melhor a realidade e a fazer prognósticos diante de cenários complexos”

Assim, contribuindo para “dar metodologia e equilíbrio a decisões que muitas vezes se baseiam muito mais no ‘feeling’ do que na análise ponderada de uma situação” . Portanto, o conhecimento matemático é indispensável para que o contador possa desempenhar sua profissão com eficiência. Possuindo os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com