TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise E Descrição De Cargos

Artigos Científicos: Análise E Descrição De Cargos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  1.842 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz até o porque faz, a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo.

A descrição e análise de cargos é importância para a Administração de Recursos Humanos de uma organização. É indispensável para o bom andamento no processo de recrutar e selecionar pessoal, e para o entendimento de cada cargo dentro da organização. A descrição e análise de cargos propicia maior comprometimento e desempenho dos funcionários em relação a suas atividades e auxilia nos processos de recursos humanos e estabelecimentos de suas estratégias.

DESENVOLVIMENTO

Descrições de cargos são essenciais numa empresa. São necessárias para o recrutamento, de maneira que a pessoa que vai selecionar possa avaliar as habilidades do candidato e para que o candidato entenda o que é esperado dele. Descrições de cargo são necessárias para todas as pessoas que trabalham. Uma descrição de cargo define o papel de uma pessoa e suas responsabilidades . Sem uma descrição de cargo o empregado não pode se comprometer totalmente e nem ser cobrado, pois não está claro o que ele deve - ou não - fazer.

É importante que o empregado participe de sua descrição de cargo, caso a empresa ainda não tenha uma . Isto ajuda a definir as expectativas tanto do empregado quanto do empregador.

Envolve-se a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. O desenho de cargos constitui na maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado, dentre disso precisa-se definir quatro condições básicas:

• Qual é o conteúdo do cargo, ou seja, o conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante desempenhará;

• Quais são os métodos e processos de trabalho, ou seja, como as tarefas deverão ser desempenhadas;

• A quem o ocupante do cargo deve prestar responsabilidade, isto é, quem é o seu superior imediato;

• Quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir autoridade, ou seja, quem serão os seus subordinados.

Descrição de cargos melhoram a habilidade da empresa de gerenciar pessoas e cargos, deixa claro paro o empregado o que o empregador espera dele, da uma clara descrição das suas tarefas e responsabilidades dentro da empresa, pode ate ser realizada como referencia essencial em questões disciplinares.

A descrição de cargos é feita nas empresas seguindo um modelo com perguntas essenciais para a contratação de um funcionário.

CONCLUSÃO

Com uma boa descrição de cargos o entrevistador tem ferramental para nas entrevistas, poder checar as informações a respeito da experiência profissional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com