TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Gravimetrica

Monografias: Análise Gravimetrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE GRAVIMÉTRICA

A análise gravimétrica ou gravimetria, é um método analítico quantitativo cujo processo envolve a separação e pesagem de um elemento ou um composto do elemento na forma mais pura possível. Este elemento ou composto é separado de uma quantidade conhecida da amostra ou substância analisada.

A gravimetria engloba uma variedade de técnicas, onde a maioria envolve a transformação do elemento ou composto a ser determinado num composto puro e estável e de estequiometria definida, cuja massa é utilizada para determinar a quantidade do analito original. Ou seja, o método de análise gravimétrica é baseado na medida indireta da massa de um ou mais constituintes de uma amostra.

Por medida indireta deve-se entender que converter determinada espécie química em uma forma separável do meio em que está se encontra, para então ser recolhida e, através de cálculos estequiométricos, determinar a quantidade real de determinado elemento ou composto químico, constituinte da amostra inicial.

A separação do constituinte pode ser efetuada por meios de precipitação química, eletro de posição, volatilização ou extração, sendo o de precipitação e volatilização os mais utilizados.

As vantagens da utilização do método de análise gravimétricas é que o método permite exatidão elevada quando utilizado as balanças analíticas modernas; é fácil controlar as possíveis fontes de erro, pois os filtrados podem ser ensaiados para verificar se a precipitação foi completa, e os precipitados podem ser examinados em busca da presença de impurezas; instrumentação simples e barata; e é um método absoluto e não depende de padrões. Já as desvantagens é um método de procedimentos laboratoriais demorados; não é aplicável a análise de traços; pode apresentar erros de precipitação; e pode ocorrer perdas de precipitados nas etapas de transferência, filtração, lavagem e secagem.

FATOR GRAVIMÉTRICO

A análise gravimétrica envolve duas medidas de massa, a pesagem da amostra e a pesagem de uma substância de composição química definida derivada do constituinte desejado, ou seja, o analito.

A porcentagem em peso de um analito na amostra é dada por:

porcentagem m/m(%) =m_a/M×100

Quando o constituinte não é pesado na forma química em que o resultado será expresso, é necessário utilizar o fator gravimétrico ou o fator de conversão para a forma química desejada.

O fator gravimétrico é representado pela razão entre massa atômica ou massa molecular da substância procurada e a massa da substância pesada.

Fator de conversão(F)=〖MM〗_analito/〖MM〗_(subs.pesada)

ANÁLISE GRAVIMÉTRICA POR PRECIPITAÇÃO

Na gravimetria por precipitação química, o analito é convertido numa substância pouco solúvel. O precipitado é filtrado e lavado para remoção das impurezas e convertido, quando necessário, geralmente por meio de um tratamento térmico adequado, em um produto de composição química conhecida. O produto é então pesado. Um exemplo de gravimetria por precipitação é a determinação de Fe(III) em minérios. A amostra contendo Fe(III) sofre tratamento com hidróxido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com