TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Jurídica Do Filme 300

Pesquisas Acadêmicas: Análise Jurídica Do Filme 300. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 5

1. Análise da linguagem

1 - A história do filme gira em torno da mais famosa guerra de termópilas, entre 300 espartanos e milhares de soldados pérsas. O Rei Leónidas, de Esparta, que foi criado e treinado rigidamente desde a sua infância junto aos demais espartanos, recusa a proposta do Rei Xerxes, da Pérsia, em submeter o seu povo aos comandos deste. Para que tal fato não ocorra ele propõe entrar em guerra com os Pérsas, porém os Espartanos não aceitam a proposta por estarem em período da festa religiosa de Carnéia. Sendo assim, o Rei Leônidas decide por si próprio enfrentar os pérsas com a sua guarda pessoal de apenas 300 espartanos. Após invictos em várias batalhas, os 300 espartanos acabam sendo derrotados na sua batalha final, devido a quantidade nitidamente superior de soldados pérsas. No entanto, antes da batalha final, o Rei leónidas manda um de seus homens até Esparta para comunicar aos espartanos, para não se esquecerem do seu rei e pelo o que ele estava lutando . O filme é finalizado com a imagem do soldado, convocando milhares espartanos para dar continuação a guerra pela liberdade, iniciada pelo Rei Leónidas

2 - A história é contada atravéz de uma narrativa no passado, pelo soldado Dilios, que esteve presente nas batalhas.

3 - Os efeitos especiais; Com cameras lentas, aceleradas, pausas dramáticas e uma edição frenética.

4 - Os diálogos são diretos e objetivos, demonstrando a rigidez dos personagens, tanto espartanos quanto persas. A trilha sonora tem combinações com os eventos presentes no filme.

5 - O filme mostra um pouco sobre a história dos espartanos, como eram treinados rigidamente desde a sua infância para se tornarem soldados invencíveis em guerra, além de mostrar também a cultura persa e espartana. A história tem como ponto máximo mostrar o caráter militar da cidade - estado de Esparta, e como um único rei unido aos seus 300 soldados pôde enfrentar heróicamente milhares de invasores persas, e seu Rei, supostamente um covarde.

6 - Cada personagem assume o seu caráter próprio; O Rei espartano Leónidas, busca defender lealmente a sua cidade de uma invasão que a destruiria por completo; A Rainha espartana Gorgo, tenta de todas as formas ajudar o marido durante a guerra, chegando ao ponto de enfrentar um conselho, representado apenas por homens; O Rei pérsa, Xerxes, é visto como uma figura bizarra e egocêntrica , que com seus milhares de soldados tenta invadir toda a grécia, começando por Esparta. Haja vista que se auto denomina um Deus, já que acredita ser intocável e invencivel; Dilios é o soldado espartano que narra de forma heróica e dramática todo o percurso do Rei leónidas junto aos seus 300 guerreiros.Participou de todas as batalhas, menos a última, já que o próprio Rei o mandou para Esparta, para contar sobre o desfecho da batalha de termópilas, e convocar todo o exercito espartano contra os pérsas.

7 - A sociedade predominante é a da Cidade - estado de Esparta. Tal sociedade é dita como livre, onde seus habitantes são treinados desde cedo, para, dessa forma, assumirem um caráter militar único e forte. As mulheres tem importância fundamental para a sociedade, posto que são elas quem dão a luz aos futuros guerreiros espartanos, e por isso falam livremente entre os homens - fato não muito comum, se comparado as sociedades da europa ocidental, ou até mesmo as de algumas cidades - estados da própria grécia.

8 - O filme parece apresentar uma ideologia pautada na idéia de uma eterna "guerra" entre o ocidente e o oriente. Baseado nisso, a Pérsia, oriente, seria quem deu o primeiro passo em direção a essa guerra, e Esparta, ocidente, só estaria a se defender dos invasores, com um número inferior de soldados, porém muito mais desenvolvidos. Acerca disso, vários paradigmas podem ser absorvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com