TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise comparativa entre cultura de massa, cultura popular e indústria cultural

Tese: Análise comparativa entre cultura de massa, cultura popular e indústria cultural. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Tese  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 5

1ª QUESTÃO

Faça uma análise comparativa entre a cultura de massa, cultura popular e indústria cultural.

R – Cultura Popular e Cultura de massa estão relacionadas, essas culturas podem ser definidas como qualquer manifestação seja ela: dança, musica, literatura, folclore, etc. em que o povo produz e participa de forma ativa. A cultura popular resulta de uma interação continua entre pessoas de determinadas regiões, Abrange inúmeras áreas de conhecimento como: crença, folclore, linguagem, idéias, hábitos, tradições, artesanatos, folclore, etc. Ao contrario da considerada “cultura de elite” a cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração. O que mais importa na cultura popular, não é o objetivo produzido, mais sim o artista em questão, o povo, a periferia, isso faz com que a arte popular seja contemporânea ao seu lugar. O termo Cultura Industrial foi criado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista Industrial. A diferença da cultura industrial para cultura de massa é que na industrial o homem não passa de um mero instrumento de trabalho, e de consumo, ou seja, um objeto. O homem é tão bem manipulado e ideologizado que ate mesmo o seu lazer se torna uma extensão do seu trabalho. O objetivo da Indústria cultural é em que todos os ramos de atividade existem produtos adaptados ao consumo das massas, tendo o consumidor não como um sujeito, mais sim como um objeto.

2 ª QUESTÃO

Com base na aula 01- Indivíduo e Sociedade compare os tipos de sanções que permeiam a nossa Constituição Federal. Fundamente sua resposta

R – Para se conviver em sociedade é preciso conhecer e obedecer a regras. A sociedade se constitui com seus valores, normas, regras e instituições formam a identidade do individuo e define as relações sociais e as formas de convivência, visando o equilíbrio, a ordem a integração e sua própria sobrevivência. Todos os brasileiros, independente da condição social, cor, etnia ou religião possuem direitos e deveres. Portanto, os cidadãos para exercer sua cidadania plena, precisam conhecer ter consciência da importância e colocar em pratica seus direitos (exigindo-os usufruindo) e deveres (exercendo-os). Em resumo, nós cidadãos exercemos a cidadania quando cumprimos nossos deveres com o Estado e a sociedade e usufrui de seus direitos. Enfim, o individuo este diretamente relacionado à sociedade por se ele a principal peça que forma a sociedade. Com deveres, direitos e obrigações.

3 ª QUESTÃO

Jorge Daher (2008) afirma em seu artigo ser um equívoco considerar as políticas públicas para a juventude, ações direcionadas somente a um segmento da sociedade ou grupo de interesse, a exemplo das cotas aos negros ou afro-descendentes. Diante do exposto, produza um texto dissertativo apresentando os seus argumentos sobre as principais políticas afirmativas implantadas no País.

R - O art. 5° da Constituição Federal afirma que: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito a vida, à liberdade, à segurança, e à propriedade. (EC 45/2004)”. Hoje no Brasil cerca de 25% das pessoas são contrárias as contas raciais, esta medida afirmativa imposta pelo governo trás a tona um assunto polemico: discriminação racial. Todos já ouvimos aquela velha historia dizendo que os negros foram trazidos contra a sua vontade e marginalizados com o fim da escravatura, mais ninguém nunca relatou o que faria se o índio invadisse alguma residência para pedir compensação pelas terras que os “brancos” tomaram dele. Essas medidas afirmativas é o modo mais discriminatório que possa existir dar privilegio para que alguém possa entrar em determinado lugar com base na cor de sua pele se consiste no pior tipo de racismo que existe. O crescimento das pessoas independe de sua cor da pele e sim da sua capacidade intelectual, as cotas raciais alimentam o preconceito ao invés de mitigá-lo. Enfim, as cotas são injustas produzem um efeito horrível às sociedades, nos tempos de hoje, sabe-se que não existe esse negocio de raça negra ou branca e sim a raça humana. As cotas não devem ser necessariamente para negros, brancos, pardos, gays, gordos, etc. as cotas precisam ser direcionadas às pessoas com deficiência e poder aquisitivo baixo.

4ª QUESTÃO

“Um dia após ser alvo de racismo na cidade de Huancayo, Peru, a 376 km

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com