TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise crítica do ambiente físico

Projeto de pesquisa: Análise crítica do ambiente físico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Introdução.

A educação tem como função promover estratégias que efetivem a formação do cidadão e, consequentemente, a prática da cidadania. Quando ela não está atingindo este objetivo, precisa-se refletir e repensar determinadas práticas e atitudes. O objetivo da presente pesquisa é relatar a integração entre a escola e a comunidade, o convívio entre ambos na sociedade, na vida e no desenvolvimento escolar dos alunos, sendo a instituição de ensino a mediadora da aprendizagem através de uma proposta pedagógica que possa atender sua clientela com qualidade e eficiência

O protagonismo da comunidade na escola pode dá-se, primeiramente quando a mesma percebe que pode influenciar de maneira positiva nas mais variadas dimensões da educação. É interessante que a gestão busque maior proximidade com o meio comunitário, procurando sempre envolvê-lo mais efetivamente nas ações escolares, tanto pedagógicas, como administrativas. Dessa forma começa a se dá a democratização do ambiente escolar, uma das características da gestão democrática.

Se, todavia, concebemos a comunidade para cujos interesses a educação escolar deve voltar-se como real substrato de um processo de democratização das relações na escola, parece-me absurda a proposição de uma gestão democrática que não suponha a comunidade como sua parte integrante (PARO, 2000, p. 15)

A atuação protagonista da comunidade se dá ainda na participação no Conselho Escolar como está descrito no Art. 14, inciso II da LDB: “participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes” (p. 54). Isso porque a Lei de Diretrizes e Base dá as escolas liberdade e responsabilidade para elaborar a sua proposta pedagógica, incluindo currículo e organização escolar, e aos docentes a incumbência de zelar pela aprendizagem de seus alunos, entendendo a aprendizagem como a aquisição de competências básicas e essenciais necessárias ao indivíduo para sua inserção na sociedade de forma justa e igualitária.

1.1 - Identificação da Escola

Nome: Escola Estadual Professor Valdomiro Teodoro Cândido

Endereço: Avenida Comendador Luiz Meneguel/ nº 438

Cidade: Nova Bandeirantes/ Mato Grosso

Bairro: Centro

Telefone: (66) 3572 -1133

Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso.

1.2 - Análise Crítica do Ambiente Físico

A localização da escola é bem centralizada, com condições de acesso muito boas aos alunos e a comunidade que a frequentam, o espaço físico da escola não é satisfatório levando em consideração os 1.095 alunos que são atendidos nas 16 salas de aula, que estudam do 1 ao 9° ano no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e também atende na educação integral 150 alunos, sendo que esses alunos são distribuídos entre os turnos matutino, vespertino e noturno.

A proposta pedagógica da escola assumi o compromisso com a construção da cidadania, a qual pede necessariamente uma prática educacional voltada para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com