TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise crítica do filme: O Grande Ditador

Por:   •  10/5/2018  •  Dissertação  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

Análise crítica do filme: O grande ditador

“O grande ditador” talvez tenha sido um dos primeiros filmes a abordar o nazismo e a primeira guerra mundial como temas centrais. A ousadia de Charlie Chaplin ao mostrar o humor no meio do caos logo nas primeiras cenas garante que as próximas duas horas de filme valerão a pena.

A comédia dramática também conta com a presença de uma forte figura feminina: a lavadeira Hannah, interpretada por Paulette Goddard, que não hesita em enfrentar os guardas da milícia e ao decorrer da trama se apaixona por Adenoid Hynkel (Charlie Chaplin), desenvolvendo um romance e tornando a história cada vez mais interessante.

Estreado em 1940 e produzido em preto e branco (o que acaba, sem querer, coincidindo com a situação tensa e muitas vezes triste que se estava vivendo no momento), o filme possui uma cenografia muito agradável para a época e consegue repassar ao telespectador o sentimento dos personagens.

A história pode parecer confusa durante determinadas cenas, mas todas as dúvidas são sanadas, mais precisamente, nos minutos finais, que são marcados pelo último discurso do ditador Hynkel, onde o mesmo destaca a frase “Look up, Hannah”, se referindo ao seu amor pela moça.

No fim da história, depois de anos de um regime nazista, com obsessão por territórios e o desejo de um mundo melhor, o próprio ditador reconhece que não devemos perseguir, odiar ou excluir o outro da nossa sociedade. E que tanto soldados como cidadãos, devem espalhar a paz e não a guerra, independente de Estado, cor ou religião. Tais aspectos, juntamente com os temas centrais, tornam o filme essencial a ser assistido por alunos do curso de Relações Internacionais, por estarem ligados as matérias estudadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com