TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A partir do Filme o “GRANDE DITADOR”

Resenha: A partir do Filme o “GRANDE DITADOR”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Resenha  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 2

A partir do Filme o “GRANDE DITADOR” de Charles Chaplin responda as perguntas a seguir relacionando com a matéria da disciplina que tem sido estudada:

1)Qual a filosofia que está sendo criticada no filme?Comente.

R.O filme faz uma crítica a uma filosofia Totalitarista.Ele nos mostra claramente uma sociedade ameaçada e que sofre com o preconceito,o racismo,a injustiça,o medo e a perseguição.Eles são severamente controlados por um líder absoluto e opressor que dita todas as regras sem ser contrariado.Podemos ver isso no discurso que foi feito pelo barbeiro Judeu,e que por ironia do destino foi confundido com o ditador:

“Soldados!não vos entregueis a esses brutais...que vos desprezam...que vos escravizam...que arregimentam as vossas vidas...que ditam os vossos atos,as vossas idéias e os vossos sentimentos![...]"

2)Qual filosofia está sendo proposta? Comente.

R.O filme está propondo uma filosofia com idéias democráticas a qual luta pelos direitos de todos os homens,pela justiça social,pelo direito de ir e vir,pela liberdade de expressão,por uma sociedade livre de opressores.Podemos ver claramente no discurso do judeu a vontade de lutar por aquilo em que acreditava,de poder pôr em prática as suas idéias democráticas.

“Soldados!Não batalheis pela escravidão!Lutai pela liberdade![...] Vós, o povo tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de fazê-la uma aventura maravilhosa.Portanto-em nome da democracia- usemos desse poder,unamo-nos todos.lutemos por um mundo novo...mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro á mocidade e segurança a velhice”.

“[...] Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam á ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos”!

3) Faça uma relação da filosofia proposta com o Serviço Social.

R: O Serviço social entra em ação quando é para garantir, preservar e proteger todo aquele indivíduo que se sinta injustiçado pela sociedade, pelas questões da desigualdade,do preconceito,do racismo,da exclusão social.O seu principal papel é lutar em respeito à vida sem discriminação de cor,classe,religião,nacionalidade,opção sexual,idade e condição física.É rebelar-se contra as injustiças que afetam os desamparados socialmente,sabendo que as dificuldades são reais e limitadas.

Art.1 Declaração Universal dos Direitos do Homem

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

”Liberdade é a não interferência da autoridade na esfera dos interesses privados”.

”Igualdade é a Ausência de privilégios entre cidadãos,independente da classe social,credo,raça ou de outras características poderiam diferenciá-los”.

”Fraternidade é quando existe de fato uma comunidade politicamente solidária,com indivíduos iguais e livres”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com