TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da teoria do ensino contábil

Tese: Análise da teoria do ensino contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

Conceitos Relevantes Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos, e Perdas:

Uma Análise do Ensino da Teoria da Contabilidade

Os conceitos básicos da contabilidade e uma análise das suas características são essenciais para o desenvolvimento da Teoria Contábil e para o ensino de Contabilidade e Administração, tais como ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas.

È necessário uma análise das características para descrever a teoria contábil e para ter a melhoria dos processos de registro e gestão.

O objetivo contábil consiste em explicar e predizer a prática contábil. A mensuração é adequar os ativos, passivos, patrimônio liquido, despesas, receitas, perdas e ganhos para um valor aproximado da realidade. O processo de decisões financeiras exige o conhecimento de valores econômicos. A disciplina normativa se preocupa em formular e melhorar as práticas profissionais científicas e nos principais periódicos, que a prática, não necessariamente pela presença de trabalhos com alternativas, ideias e normas, mas os arcabouços teóricos para um nível de empirismo.

Preferencial Teórico

O núcleo fundamental da teoria da contabilidade é o ativo. O conceito de ativo é apresentado como o conjunto de bens e direitos de uma entidade e envolvem elementos patrimoniais que são reservas de benefícios econômicos futuros. Todo ativo representa, mediata ou imediatamente, direta ou indiretamente uma promessa futura de caixa. Afirma-se também que a geração de riquezas nas empresas esta cada vez mais relacionada aos ativos intangíveis ou aos ativos intelectuais. De fato, os ativos intangíveis são os itens de mais difícil mensuração e contabilização. Destaca-se entre esses gastos marcas e patentes, direitos autorais, capital intelectual e o goodwill. O destaque hoje dado ao capital intelectual se deu em função do aumento da complexidade das relações sociais e empresarias, com a evolução primitiva para a sociedade do conhecimento.

Os passivos foram, por muitos anos ignorados. Os passivos, atualmente, assumiram sua posição de direito como medidas diretas de obrigações das empresas. O conceito do passivo tem acompanhado a evolução das discussões científicas e tem passados por mudanças na busca de refletir a realidade. Ele é considerado como sendo um serviço, com valor monetário, que um proprietário é obrigado legalmente a prestar a uma segunda pessoa ou um grupo de pessoas. A definição voltada á identificação do lucro permeia o pensamento da época em que os conceitos foram severamente influenciados pela crise mundial. Defini-se passivo como sendo os interesses dos credores reclamados contra a entidade e derivam de atividades passadas ou eventos, que, usualmente, requerem, para sua satisfação, o gasto de recursos corporativos. As transações e eventos que gerarão o passivo ocorreram no passado, tendo seu reconhecimento no presente para ser quitado no futuro. Contudo essa definição ainda se apresenta limitada, pois conduz a ideia de que o passivo é apenas decorrente de transações. Obrigações dependentes exclusivamente de eventos futuros não deveriam ser incluídas se estiver relacionada apenas com futuro, poderemos constituir uma reserva para contingências e não uma provisão.

Para mensurar os passivos exigíveis é preciso separá-los em duas partes: os passivos exigíveis monetários e os não monetários. Os passivos exigíveis monetários consistem nas obrigações que envolvem o pagamento de um valor predeterminado. Os passivos exigíveis não monetários são provenientes da obrigação de fornecer bens ou serviços em quantidade e qualidade predeterminadas e decorrem de pagamentos adiantados por serviços, a serem prestados aos clientes. Existem os passivos como: títulos híbridos – são instrumentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com