TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das Demonstrações Contábeis

Por:   •  15/3/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.647 Palavras (19 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

nome

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: ATIVIDADE ESTRUTURADA

FORTALEZA CE

2016

INTRODUÇÃO

A contabilidade tem por objeto o patrimônio e por finalidade registrar os fatos e produzir informações propiciando possibilidades de planejamento e controle do mesmo.

Para Marion (2008, p.23), a “Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.”

Sendo assim, a análise das demonstrações financeiras é uma ferramenta à disposição das pessoas que se relacionam ou pretendem se relacionar com a empresa, ou seja, os usuários da informação contábil ou financeira sejam eles internos ou externos, essa ferramenta permite diagnosticar o empreendimento, revelando os pontos críticos e permitindo apresentar um esboço das prioridades para a solução dos problemas, além de permitir uma visão estratégica dos planos da empresa, bem como estima o seu futuro, suas limitações e suas potencialidades.

Analise das Demonstrações Financeiras é o estudo da situação patrimonial de uma empresa, tendo como objetivo oferecer um reconhecimento sobre a atual conjuntura econômico-financeira da entidade, manuseando relatórios gerados pela Contabilidade e outras informações imprescindíveis à análise, relacionando-se prioritariamente a utilização por parte das pessoas interessadas levando-as a uma tomada de decisão. Para que a análise das demonstrações venha gerar os seus efeitos ela terá que ser tempestiva, pois a mesma é responsável pela permanência e ininterrupção da empresa, mostrando em seus relatórios a capacidade financeira e econômica da instituição.

Segundo o autor Ricardo J. Ferreira “Análise das Demonstrações Contábeis, também denominadas análises de balanços, análise das demonstrações econômico-financeiras, análise contábil etc., é a técnica contábil que consiste na decomposição, comparação e interpretação das demonstrações contábeis. ”

Para Matarazzo (1998, p.17):

“As demonstrações financeiras fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com regras contábeis. A Análise de Balanço transforma esses dados em informações e será tanto mais eficiente quanto melhores informações produzir. ”

Desta forma pode-se firmar que a Análise se traduz numa averiguação detalhada da composição qualitativa e de sua representação quantitativa, através de procedimentos utilizados pelos auditores para obtenção de conclusões acerca da situação econômica e financeira da instituição ou de diferente aspecto pertencentes com a entidade, de acordo com as relevâncias dos stakeholders.

A importância da Análise Financeira de Balanço

Tanto na aplicação como nas bibliografias observa-se que a análise financeira e de balanço é uma das funções mais árdua e complicada onde requer técnicas complexas entre as incontáveis que os contabilistas dispõem para incumbência de auxiliar no crescimento das empresas, ou seja, não se estabelece numa comum apuração de índices cujo formato já se encontram prontos ou palpáveis, o imenso desafio da dificuldade do tema é exatamente o parecer ou interpretação destas operações ou índices obtidos.

Portanto, ainda sobre a questão da importância da análise o Professor Sergio de Iudicibus (1995, p:67) alerta:

“É muito, mas útil calcular certo número selecionado de índices e quocientes, de forma consistente, de período para período, e compara-los com padrões pré-estabelecidos e tentar a partir daí, tirar uma ideia de quais problemas merecem uma investigação maior, do que apurar dezenas e dezenas de índices, sem correlação entre si, sem comparações e ainda pretender dar um enfoque e uma significação absolutos a tais índices e quocientes”.

A Análise das Demonstrações se torna em um poderoso relatório para a administração, pois através dela terá uma tomada de decisão que trará resultados bastante preciso para o patrimônio da empresa. Durante a análise será possível diagnosticar o crescimento e os pontos críticos da entidade, permitindo uma visão estratégica para soluções de problemas e crescimento futuro, medindo suas limitações e potencialidades.

Padronização das Demonstrações Financeiras

Sem postergar as diretrizes especificadas peça lei nº 6404/1976 e contemplando os princípios da contabilidade permitido, o especialista irá fazer algumas adequações fundamentais nas demonstrações, ou seja, algumas contas terão que ser alocadas e até mesmo ocorrerá junções das mesmas onde os seus montantes não seriam tão relevantes para a análise.

Ao fazer uma análise de balanço o primeiro passo seria examinar minuciosamente as evidências das Demonstrações Financeiras, pois a mesma intenta:

• Simplificar o número de contas apresentadas;

• Torna-las acessíveis as comparações;

• Adequá-las aos objetivos da análise;

• Ser preciso nas classificações das contas;

• Revelações das inexatidões contidas.

As diretrizes para Análise Financeira

Matarazzo (1995, p.17) afirma: “A Análise de Balanços objetiva extrair informações das Demonstrações financeiras para a tomada de decisões. ”

Para iniciarmos uma análise poderemos seguir algumas sequencias que nos ajudarão no decorrer da observação.

 Apurações dos índices juntos aos relatórios contábeis;

 Comparações dos índices;

 Diagnósticos e conclusões;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com