TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das situações que envolve ética

Trabalho acadêmico: Análise das situações que envolve ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

Introdução 4/5

Sinopse do filme 5/6

Análise das situações que envolve ética 7

Considerações Finais 8

Referências Bibliográficas 8

INTRODUÇÃO

.

Atualmente, a ética se faz essencial para a interação no meio social comum, e assim também se faz primordial na regulação e regulamentação das relações profissionais e empresariais, numa contextualização que deixa de ser mais empírica, filosoficamente como tratava Aristóteles, e passa a ser mais descritiva na conduta ética regida por códigos normativos. A aplicação da ética é sumariamente importante para a efetividade profissional e organizacional, principalmente no Brasil, que traz em seu povo valores deturpado do que é moral e virtuoso, e a descrença no que se afirma responsável socialmente. No âmbito profissional, a ética é relevante por estar presente nas menores atitudes e fica claro que em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de decidir, de conduzir e fazer uma específica tarefa em uma determinada atividade profissional. Assim, a ética auxilia no desenvolvimento do bem estar individual e coletivo por caminhos regidos pela virtude nos atos funcionais e administrativos dentro de uma empresa, no segmento liberal ou no segmento autônomo, em prol da harmonia social. E para tal, existe o código de ética profissional, um instrumento regulador que apresentanormas de conduta para o cumprimento de determinada profissão.

Sendo de interesse geral dos inseridos naquela classe, na tentativa de levar o profissional ao cumprimento do exercício de uma virtude obrigatória, com existência de órgãos fiscalizadores e controladores do respeito ao referido código na execução das atividades pertinentes a profissão. "Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria". No meio empresarial, as instituições públicas ou privadas passaram a perceber como a ética é necessária para que o mercado tenha uma visão mais positiva da sua missão para com o público alvo de seus negócios e a sociedade, como exemplo, partindo a tratar com maior ênfase mecanismo que efetivamente maximize a responsabilidade social e ambiental das organizações, a fim de afirmar uma imagem de comprometimento com o futuro da coletividade e do bem comum para desenvolvimento e sustentabilidade tanto da instituição quanto de sua relação com o meio inserido. A ética empresarial condiz com um valor da organização que proporciona sua reputação e, conseqüentemente, seus bons resultados. A ética filosófica reflete sobre os valores essencialmente impregnados na sociedade para a busca da moralidade e consciência, e o meio de como alcançar esses valores morais. Porém inicialmente, quando dos primeiros pensadores gregos, não se estabeleceu regras de conduta nas relações humanas, como atualmente se revela em códigos de ética profissionais, políticos ou empresariais intuídos em harmonizar moralmente as interações sociais. Desse modo, a moral consiste num conjunto de comportamentos e normas aceitos como válidos nas relações humanas, e a ética, diferentemente da moral, trata de estudar sobre a aceitação de alguns comportamentos como legítimos, válidos, considerando sempre outras morais pertinentes a aspectos pessoais e culturais. No entanto, é atribuído à moral dizer o que deve ser feito em determinada situação comum ao interagir do homem com o ambiente e a sociedade, e à ética expor reflexões sobre o comportamento moral e a conduta de cada indivíduo em seu meio. A ética configura a união de um sujeito e seus valores, ou seja, um conjunto do agente moral e suas virtudes éticas, intrinsecamente ligadas. Sinteticamente, a ética é o estudo dos juízos da conduta humana, que é passível do bem e do mal, presente em um único ser ou em grupo.

Está presente em todas as ordens vigentes no mundo, na escola, na política, no esporte, nas empresas e é de vital importância nas profissões, principalmente nos dias atuais.

SINOPSE DO FILME

O filme narra à história de um homem que tem uma profissão muito diferente, Ryan Bighan, ele despede pessoas do trabalho quando os gestores das organizações não têm coragem de fazê-lo, mas além de despedir pessoas, Ryan ministra palestras que incentiva as pessoas a se desprenderem de tudo que possa impedi-las de se movimentar, ou seja, serem livres, para ele a vida é movimento, então devemos esvaziar nossas mochilas. E se quisermos sair do lugar, então teremos que deixar para trás tudo que possa ser um peso, isso inclui até mesmo a família e relacionamentos amorosos. Ao longo do filme ele mostra ser uma pessoa solitária e seus momentos são preenchidos apenas com trabalho.

Ryan tem um objetivo que é atingir um número de milhas, e suas viagens é o trampolim para que ele possa alcançar esse objetivo, o que importa para ele é realmente conquistar seus objetivos.

Ele é um profissional convicto de que é bom naquilo que faz, pois embora o seu trabalho fosse de certa forma difícil de se executar, realmente Ryan se saia muito bem, ao demitir um funcionário Ryan o motivava lembrando-lhe que existe um mundo lá fora esperando pessoas com vontade de ir em busca do próprio sonho, simplesmente ele invertia o jogo, fazendo com que as pessoas pensassem que se elas ficassem ali ficariam estagnadas sem viver. Até que surge uma recém-formada que é contratada pela empresa em que Ryan trabalha, trazendo consigo novas ideias e projetos que ameaçam a carreira e a vida que ele próprio criou. Porém, com a reestruturação na empresa em que trabalha faz com que ele pelo se sinta bastante incomodado.

A fim de cortar custos, seu chefe resolve adotar um plano de demissão por meio de vídeo conferências o que tira Ryan da “zona de conforto”, então o tão admirado Ryan será substituído e recebe a missão de ensinar à novata Natalie responsável pelo tal projeto de reestruturação, o ofício de demitir desconhecidos.

Mas o homem solitário encontra uma mulher Alex, que vivia uma vida como ele, sempre viajando a trabalho, sem se envolver emocionalmente. Eles começam a se encontrar sempre que estão na mesma cidade, e parece que a mochila de Ryan já tem algo para ser guardado dentro dela.

Ryan

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com