TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Simuladores Computacionais no Ensino de Física

Por:   •  7/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.419 Palavras (14 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 14

                INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO

CAMPUS SANTA INÊS

CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE SIMULADORES COMPUTACIONAIS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO

        

SANTA INÊS

2017


ALEXANDRE GLADES NUNES RIPARDO

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE SIMULADORES COMPUTACIONAIS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO

Projeto apresentado ao Curso de Física Licenciatura do Instituto Federal do Maranhão como requisito para elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Orientador (a): Prof. Valney Moura da Silva

SANTA INÊS

2017

ALEXANDRE GLADES NUNES RIPARDO

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE SIMULADORES COMPUTACIONAIS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO

Projeto apresentado ao Curso de Física Licenciatura do Instituto Federal do Maranhão como requisito para elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Orientador (a): Prof. Valney Moura da Silva

Aprovado em ____/_________/________

Nota______

SANTA INÊS

2017

SUMÁRIO[pic 1]

1 INTRODUÇÃO        5

2 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA        8

2.1 TEMA        8

2.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA        8

2.3 PROBLEMÁTICA        8

2.4 HIPÓTESES        9

3 JUSTIFICATIVA        10

4 OBJETIVOS        11

4.1 GERAL        11

4.2 ESPECÍFICOS        11

5 REFERENCIAL TEÓRICO        12

6 METODOLOGIA        15

6.1 TIPO DE PESQUISA        15

6.2 UNIVERSO E AMOSTRA        15

6.3 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS        15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16


  1. INTRODUÇÃO

O ensino de física, principalmente nas escolas públicas enfrenta uma deficiência devido vários fatores que podem ser considerados como sendo responsáveis por essa situação, estes colaboram para que a física muitas vezes possa ser vista como uma disciplina que não contribua com o ensino do aluno, não despertando assim o interesse deles e gerando desmotivação. Este ensino permanece sendo uma representação muito pobre daquilo que o conhecimento científico exige na formação dos estudantes.

O processo de melhoria do ensino passa pela formação de qualidade dos professores, valorização também desse profissional, informatização das escolas com equipamentos suficientes para que o professor possa desenvolver suas atividades com qualidade (Rossi, 2015).

O uso da informática através de programas computacionais vem sendo uma ferramenta importantíssima no ensino de física, tornando-se um instrumento indispensável para a evolução do conhecimento de jovens estudantes, tendo em vista que outras disciplinas enfrentam problemas em despertar interesse nos alunos, refletindo assim na absorção de conteúdos.

O uso da tecnologia é vista também como objeto transformador no aprendizado por Paulo Freire, segundo ele:

A educação não se reduz à técnica, mas não se faz educação sem ela. Utilizar computadores na educação, em lugar de reduzir, pode expandir a capacidade crítica e criativa de nossos meninos e meninas. Dependendo de quem o usa, a favor de que e de quem e para quê. O homem concreto deve se instrumentar com o recurso da ciência e da tecnologia para melhor lutar pela causa de sua humanização e de sua libertação (FREIRE, 2001a, p.98).

Coelho (2002) afirma que a crise de paradigmas pela qual a educação atravessa caracteriza-se por modificação de conceitos ou mudanças de visão de mundo. Essas mudanças podem ser acompanhadas pelo professor ao adaptar de acordo com a realidade seus procedimentos e avaliações em sala de aula. Para que possa haver trocas de experiências e este aconteça de forma mútua e significativa, a educação precisa agir em um campo social, sendo dessa forma realizada em múltiplos contextos. A esse respeito, os PCN+ dizem que:  

A escola não pode ficar alheia ao universo informatizado se quiser, de fato, integrar o estudante ao mundo que o circunda, permitindo que ele seja um indivíduo autônomo, dotado de competências flexíveis e apto a enfrentar as rápidas mudanças que a tecnologia vem impondo à contemporaneidade (BRASIL, 2002, p.229-230).

 

Para Valente (1995), o computador nos possibilita utilização de novas técnicas de ensino, revolucionando assim a educação devido a sua capacidade de ensinar. Dessa forma, a escola deve deixar as práticas de ensino que baseiam-se apenas em reproduzir conteúdos, passando a viver de acordo com a realidade externa aos seus portões.

A utilização de novas tecnologias para o ensino é uma das competências propostas por Perrenoud (2000) em sua tese, onde sustenta que o professor contemporâneo necessita desenvolver competências que possam refletir diretamente no trabalho com os alunos.

Umas das questões que são bastante discutidas entre os professores é a dificuldade em trabalhar com programas computacionais, devido a um grande número de alunos por sala, recursos tecnológicos insuficientes, falta de habilidade dos alunos em manusear esses programas, autonomia e reciclagem de professores.

Para Paulo Freire (2001) uso desses programas necessita que o professor reflita sobre como utilizar esses experimentos computacionais, instituir situações em sala de aula onde possam desenvolver conteúdos com qualidade, no intuito de melhorar o do processo de ensino e aprendizagem.

A proposta de utilização de simuladores computacionais para o ensino de Física é ter maior interação nas aulas tornando-as mais atraentes, por meio do uso desse sistema. Somos conhecedores que embora sejam encontradas inúmeras complexidades na aprendizagem dos conceitos relacionados às ciências, o uso de simulações no ensino já vem sendo recomendada por diversos autores, pois os simuladores permitem que os alunos entendam o problema na sua essência, tornando o entendimento dos conteúdos propostos em cada situação mais eficiente. Além disso, o uso de simuladores pode possibilitar um melhor entendimento de situações que, na prática, seriam complexas ou até inviáveis de serem desempenhadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (221.4 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com