TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de mercado

Projeto de pesquisa: Análise de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  6.874 Palavras (28 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 28

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

AÉRICA MACEDO SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

INDIVIDUAL

Macaúbas

2013

AÉRICA MACEDO SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Interdisciplinar].

Professores: Lissandro Falkowiski, Luis Claudio Perini, Luíz Antônio Gabriel, Rinaldo Lima, Sergio Goes e Karen Hiramatsu.

Macaúbas

2013

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO 4

2.0 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Primeiro Desafio: Empreendedorismo e Plano de Negócios...........................5

2.2 Segundo Desafio: Gestão de Projetos...............................................................7

2.3 Terceiro Desafio: Administração de Materiais................................................13

2.4 Quarto desafio: Negociação.............................................................................17

2.5 Quinto Desafio: Mercado de Capitais..............................................................21

2.6 Sexto Desafio: Responsabilidade Social e Ambiental...................................23

3.0 CONCLUSÃO 26

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................27

1.0 INTRODUÇÃO

2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1 Primeiro Desafio: Empreendedorismo e Plano de Negócios:

Análise de Mercado

Uma análise de mercado consiste num estudo da envolvente externa da empresa que permita a identificação e conhecimento de um conjunto de variáveis que se encontram fora do controlo direto da organização, mas que de forma direta ou indireta a podem influenciar com maior ou menor intensidade. O conhecimento destes elementos é particularmente importante no momento em que estão a serem estabelecidos os objetivos estratégicos, bem como os planos estratégicos e operacionais para atingi-los..

O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize. E para que a análise de mercado seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. Não se pode confundir análise de mercado com a análise de concorrência. A análise de mercado é algo distinto porque consiste em encontrar clientes potenciais que tenham a vontade de utilizar os produtos e serviços que a sua empresa pretende oferecer e satisfazê-lo na etapa final da ação.

A análise de mercado precisa estar presente desde o início do planejamento do seu produto ou serviço, isso diminui o número de riscos. Ela faz com que o empreendedor conheça o seu próprio produto, serviço ou marca. Além do contato direto que a análise de mercado proporciona, colabora para a propaganda do ‘boca a boca’, ou seja, os clientes que gostam da sua empresa repassam a opinião positiva e reforçam a marca.

Assim, antes de mais nada é preciso fazer um estudo do mercado no qual se encaixa o negócio. O objetivo é analisar o que está acontecendo no Brasil e no mundo e que possa apresentar uma oportunidade ou uma ameaça ao produto ou serviço. Além disso, a análise serve para se estimar se existe uma demanda real para esse produto. Na análise de demanda, é levado em conta o comportamento do consumidor em potencial. Devem ser analisadas questões demográficas, geográficas e culturais que ajudem a identificar e estimar o possível público-alvo. Esse conjunto de dados será a base para verificar se o plano é ou não viável. Por meio da análise, elaboram modelos inovadores que venham a satisfazer oportunidades, buscando no macroambiente as necessidades e valores representativos de seu público-alvo.

Nesse sentido, para não confundir o mercado, a inovação deve ser simples e concentrada e sempre ser dirigida a uma aplicação específica, clara e deliberada, de modo a satisfazer necessidades pontuais oferecendo um resultado final adequado ao que fora planejado e executado, salienta Peter Drucker.

Portanto, na seção de análise de mercado, o autor do plano de negócios deve mostrar que os executivos da empresa conhecem muito bem o mercado consumidor do seu produto/serviço (através de pesquisas de mercado): como está segmentado, o crescimento desse mercado, as características do consumidor e sua localização, se há sazonalidade e como agir nesse caso, análise da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com