TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de mercado para testar a possibilidade de abrir Kachacharia no município de Ingumas

Projeto de pesquisa: Análise de mercado para testar a possibilidade de abrir Kachacharia no município de Ingumas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Este projeto tem por objetivo analisar o mercado para verificar a viabilidade de abertura de uma Cachaçaria no município de Inhumas.

A cachaça sempre foi considerada bebida de classes mais baixas no passado. Hoje, entretanto, assumiu um status de destilado apreciado por todas as classes sociais, podendo uma garrafa de aguardente de cana de alta qualidade atingir preços superiores aos de um bom vinho.

A cachaça é o produto que mais tem a cara brasileira segundo a pesquisa de opinião do centro de Industria do Estado de São Paulo, tendo ficado em segundo lugar, logo após o Petróleo da Petrobrás e antes do café que fico em terceiro posto. Se levarmos em conta que o petróleo e o café tem em praticamente todo o mundo e a cachaça só no Brasil: é evidente que ela ocupa o primeiro posto em preferência e importância.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA OU DA OPORTUNIDADE

Conceitos Básicos

Cada país tem a sua bebida típica. Mesmo que outros produzam uma bebida parecida com o nome de aguardente, derivada de outros tantos produtos, a cachaça de cana-de-açúcar é um produto genuinamente nacional. Suas origens remontam ao tempo da colonização portuguesa no Brasil, quando nos antigos engenhos de açúcar, o refugo da produção era dado aos animais e aos escravos. Estes, as vezes, deixavam a borra de melaço fermentar por alguns dias criando assim a primitiva cachaça.

A cachaça sempre foi considerada bebida de classes mais baixas no passado. Hoje, entretanto, assumiu um status de destilado apreciado por todas as classes sociais, podendo uma garrafa de aguardente de cana de alta qualidade atingir preços superiores aos de um bom vinho.

De preferência popular aos paladares mais afinados, o interesse pela cachaça não para de aumentar, sobretudo a cachaça de alambique, fazendo surgir locais especializados na venda da bebida. São nas cachaçarias onde os apreciadores de “caninha” podem escolher, dentre diversas marcas artesanais e industriais disponíveis, a sua cachaça favorita.

O mercado da cachaça no Brasil

O Brasil possui capacidade instalada de produção de cachaça de aproximadamente 1,4 bilhão de litros. Atualmente, são mais de 40 mil produtores (4 mil marcas). A micro-empresas correspondem a 99% do total de produtores. O setor da cachaça e responsável pela geração de mais de 600 mil empregos, diretos e indiretos.

Objetivo Geral

• Analisar o mercado para verificar a viabilidade de abertura de uma Cachaçaria no município de Inhumas.

Relação do Imóvel

• O ponto e de fácil acesso, possui estacionamento para veículos, local para carga e descarga de mercadorias;

• O imóvel está legalizado e regularizado junto ao órgãos públicos municipais;

• A planta do imóvel está aprovada pela Prefeitura;

• Os pagamentos do IPTU, referente ao imóvel, encontram-se em dia;

• A legislação local permite o licenciamento de placas e sinalização

• Localiza-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com