TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Caso Relatado

Por:   •  25/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  1.216 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário

Higiene Ocupacional

Nome do relator:

Data:

Grupo:

  1. Qual a classificação da atividade das funcionárias da padaria (leve, moderada ou pesada), de acordo com o quadro 3 do anexo 3 da NR 15?           
  1. Qual o IBUTG é permitido para esta atividade? Use o quadro 1 do anexo 3 da NR 15 como parâmetro.
  1. Qual a taxa de metabolismo e o IBUTG máximo para esta atividade?
  1. O que você faria se lhe tivesse sido dado este trabalho? Proponha, como Técnico de Segurança do Trabalho, algumas medidas de controle.
  1. Esta atividade é classificada como insalubre? Você pagaria o adicional ou não?
  1. Qual o tipo de radiação está presente no local onde ficam os fornos? Existe uma medida de controle para amenizar a exposição das funcionárias a este tipo de radiação?
  1. Como deveria ser realizada a avaliação ocupacional de calor nesta situação problema?

Caro Estudante!

A empresa FrigoBem é uma rede de supermercados que está interessada em atender muito bem seus clientes, nem que para isto seja preciso sobrecarregar seus funcionários de trabalho e em condições duvidosas. Os produtos da rede de supermercados são comercializados no seu município e região. Esta empresa está localizada em uma região de clima quente no verão e amena no inverno.

A empresa FrigoBem possui padarias onde seus funcionários têm como principal atividade fazer massas em geral (doces e salgadas), assar, confeitar e atender ao público. Quem faz o atendimento ao público não mexe com massas e fornos. O balcão de atendimento fica fora da área de padaria, onde o trabalho de sovar, confeitar e de assar é executado. Nas padarias, com uma área média de 20 m², só trabalham mulheres, divididas em dois turnos de trabalho. O primeiro turno começa às 5h e termina às 14h e o segundo começa às 14h e termina às 23h, ambos com 1h de intervalo para a refeição que é servida no local de trabalho. Em cada turno de trabalho trabalham três funcionárias, em cada uma das padarias da rede, suas atribuições são: fazer as massas, sovar, assar e confeitar.

As funcionárias das padarias ficam expostas ao calor durante toda a jornada de trabalho porque as bancadas de trabalho ficam no mesmo ambiente onde os pães e doces são assados. A temperatura dos fornos é de 200ºC em média (Anexo - Figura 1). Como o local possui 4 janelas tipo ventarolas na parte superior da parede e não possui ventilador, nos dias quentes as funcionárias transpiram muito e por causa disso, bebem muita água, cerca de um galão de 20L de água por semana.

Algumas mulheres reclamam muito de cãimbras nas pernas, porque o trabalho é contínuo durante todo turno, o que as obriga a permanecer em pé por longos períodos de tempo.

Depois de várias reclamações, a empresa contratou um Técnico de Segurança do Trabalho para fazer uma medição de calor no recinto. O IBUTG encontrado foi de 29, porém nenhuma ação foi tomada após a medição.

Você, como técnico em segurança do trabalho, faça uma análise do caso relatado e verifique o valor de IBUTG e taxa de metabolismo na legislação brasileira. A partir disto, elabore um documento, em arquivo de texto, com a sua análise. Utilize como base os questionamentos apresentados no anexo (Anexo - Questionário) e fundamente sua análise com a legislação vigente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com