TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais foram os resultados da implantação do sistema PDCA no caso relatado no artigo?

Por:   •  20/4/2016  •  Seminário  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA[pic 1]

DISCIPLINA: EAD378 – SEMINARIO TEMATICO ESTUDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E EFICIÊNCIA

ALUNOS:      ADRIANA DE CÁSSIA VIEIRA – 13.1.9358

BRUNO RICARDO DE PAULA - 13.1.9352

IDAMIZ SIQUEIRA TASSI - 13.1.9363

LUANA APARECIDA DE PAULA - 13.1.2572

  1. Quais foram os resultados da implantação do sistema PDCA no caso relatado no artigo? (até 1 página).

Antes de relatarmos os resultados da implantação do ciclo, cabe definirmos o mesmo para melhor compreensão. O ciclo PDCA é um processo de Planejamento (P), Execução (D), Verificação (C) e Corretivas (A), de maneira a auxiliar o gestor a aplicar o estudo através da coleta de dados e a utilização do método (ciclo PDCA), para análise e identificação das principais causas dos problemas quanto à qualidade no atendimento, neste caso, no atendimento da Unidade de Saúde de Belém do Pará – PA.

Segundo os pesquisadores, a entrevista realizada com a diretora da Unidade mostrou que a mesma, não faz uso do sistema PDCA, como podemos apreciar o relato: “Foi visualizado que não há um planejamento efetivo das atividades desenvolvidas dentro da unidade, não há um mapeamento do fluxo dos atendimentos, e que estão iniciando a formação de um banco de dados estatísticos dos atendimentos”.

De acordo com o relato, e levantamento das informações para exposição de ideias, e tratamento do problema, os pesquisadores trataram de propor ações que objetivaram em soluções para sanar os problemas da Unidade.

O resultado do método utilizado, segundo as perspectivas dos pesquisadores foram:

  • P – Planejamento: os pesquisadores utilizaram como referência a Unidade de Saúde e a partir da escolha (do objeto a ser estudado), trataram de organizar, planejar as diretivas, como o método, a pesquisa e as ferramentas a ser utilizadas.
  • D – Execução: Após traçarem a linha a ser percorrida, e identificar o problema, foi proposto a Unidade ações para melhoria com o propósito de sanar os problemas encontrados.
  • C – Verificação: Aplicar as ações com a comparação dos dados obtidos com o objetivo de verificar a efetividade e padronização do procedimento na Unidade.
  • A – Corretiva: Foi proposto a Unidade a padronização do procedimento quanto a uniformidade do processo, para que os objetivos quanto ao planejamento alcançassem a eficiência e a eficácia, sob a tríade, satisfação dos clientes, valorização dos profissionais e qualidade dos serviços prestados.

  1. O que foi possível concluir com a análise do Diagrama de Ishikawa? (até 1 página)

No geral, o Diagrama de Ishikawa é uma das mais importantes ferramentas da qualidade para o meio empresarial, sua facilidade em permitir o agrupamento e a fácil visualização das várias causas de um problema o transformaram numa ferramenta altamente reconhecida pro administradores e engenheiros no mundo todo. O diagrama apresenta visualmente as causas potenciais de problemas no atendimento da Unidade de Saúde de Belém do Pará – PA como falta de profissionais, dificuldade na marcação de consultas e falta de assiduidade dos funcionários e seus efeitos que impactam diretamente na qualidade do serviço. O diagrama contribui para o melhoramento dos processos e do trabalho em equipe, reunindo os colaboradores e promovendo uma série de discussões em torno dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (134 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com