TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme “Kramer vs. Kramer” relacionada a diversos textos vistos durante o semestre

Por:   •  1/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 9

Análise do filme “Kramer vs. Kramer” relacionada a diversos textos vistos durante o semestre.

“Kramer vs. Kramer” e “Psicologia e direito civil”

Uma das partes que o texto “Psicologia e direito civil” dá enfoque está presente no filme desde o seu primeiro ato até a última cena do mesmo, que é a situação de separação de um casal com filhos, e a subsequente luta dos antigos cônjuges pela guarda destes herdeiros.

A dissolução da família composta por Ted, Joanna e Billy ocorre devido a problemas psicológicos que Joanna sofria e a negligência de Ted, que era seu marido, de ajudar e dar apoio a sua companheira. Ao invés disso, eles acabam se afastando cada vez mais o que acarreta na fuga de Joanna daquele ambiente nocivo a ela, deixando o seu então marido e filhos sozinhos, dependendo um do outro para sobreviver sem a mãe e esposa.

Ted não tinha um vínculo forte com o seu filho Billy, mas devido a essa fuga de Joanna para procurar um auxilio psicológico, eles tiveram que conviver juntos e acabaram estabelecendo uma relação clássica de pai e filho, onde o pai ensina o filho a andar de bicicleta, onde eles brincam juntos e conversam sobre futebol americano juntos.

Porém, a ausência de uma figura materna para uma criança pode causar problemas de insegurança auto culpa nela. Perguntas como “será que ela não me amava? ”, “ela foi embora por minha causa? “, “eu era um filho ruim? “ começam a aparecer na cabeça da criança e ela pode desenvolver problemas psicológicos se não cuidar dessas questões.

Depois de alguns meses, Joanna reaparece na cidade para conversar com Ted. Ted acha que irá ocorrer uma reconciliação entre o casal, mas na realidade Joanna só estava com saudades do seu filho e queria lutar pela guarda do mesmo.

Apesar do vínculo que Ted criou com Billy quando Joanna foi embora, e pelas ações que ele realizava em prol do seu filho no dia a dia, como sair do trabalho para cuidar do filho doente, o que infelizmente resultou em uma demissão, Ted acaba perdendo a guarda do seu filho para Joanna, mas ele ainda pode visitar o filho e passar metade das férias com ele.

Essa decisão do juiz em relação a guarda pode partir do princípio de que uma criança precisa de uma figura materna, uma figura que oferece amor e carinho para o seu filho sem pedir nada em troca, uma figura na qual a criança pode confiar seus medos e segredos e ser confortado em situações difíceis, essas ações dificilmente vem pela figura paterna. Um dos fatos que definitivamente influenciou a decisão do juiz é o fato de Joanna estar em um emprego mais estável e com maior salário que Ted, que tinha acabado de ser demitido e foi forçado a aceitar o primeiro emprego que apareceu em sua frente para poder lutar pela guarda do seu filho.

“Kramer vs. Kramer” e “O advogado no contexto interpessoal”

Relacionando o filme ao texto “O advogado no contexto interpessoal” podemos observar as várias competências dos advogados no decorrer do processo pela guarda de Billy.

O advogado representante de cada parte do processo desempenha um papel importantíssimo para o seu cliente, ele deve assegurar a guarda da criança para o mesmo. Podemos observar pela parte do advogado de Joanna, que ele utiliza de diversos artifícios para fazer com que Ted fique com uma imagem ruim perante o juiz, mencionando o acidente que ocorreu com Billy, no qual Ted dizia que se culpava totalmente pelo acidente, e mencionando a recente demissão de Ted do seu antigo emprego, para tentar associar uma figura de instabilidade profissional e financeira a ele.

O advogado de Ted, por outro lado, tenta culpar Joanna pelo casamento entre ela e Ted ser um fracasso, mostrando que ao ela fugir ela se isentou das responsabilidades de uma mãe e de uma esposa, o que feriu o emocional do seu filho e desestabilizou o então marido, e observando os sinais que o corpo de Joanna demonstra quando ela responde às perguntas feitas para ela, o advogado conseguiu ver se ela se sentia incomodada com estas perguntas o que o impulsionou a pressionar mais ainda essas perguntas esperando com que Joanna perdesse o seu controle em plena corte.

“Kramer vs. Kramer” e “As funções mentais superiores (a Síndrome de Pirandello) ”

No texto “As funções mentais superiores (a Síndrome de Pirandello) ” vemos alguns pontos que são essenciais em todo bom advogado, um deles sendo a atenção e a memória.

A atenção, como foi mencionada acima, é bem notada quando o advogado de Ted pressiona Joanna a dizer que ela falhou no seu casamento, vendo que Joanna estava desconfortável naquela situação ele continuou a pressionando até conseguir a resposta que ele queria.

A memória é apresentada quando o advogado de Joanna utiliza de uma informação que ela havia mencionado meses antes do caso ir para o tribunal, que era o fato de Ted ter se culpado pelo acidente que Billy sofreu no playground.

A linguagem que o advogado tem com o seu próprio cliente também é algo que beneficia muito aos dois, tendo como exemplo o momento que Ted conta ao seu advogado que ele foi demitido e recebe como resposta que ele deve procurar um novo emprego imediatamente se quiser ter alguma chance de ter a guarda do seu filho Billy.

“Kramer vs. Kramer” e “Perspectivas teóricas (a eterna busca da realidade) ”

Podemos ver no personagem de Ted que ele apresenta um mecanismo de defesa do ego, que é a negação da realidade. Desde o primeiro momento que ele se vê sozinho com Billy, que é logo na manhã seguinte que Joanna vai embora. Ted fica dizendo para si mesmo e para seu filho que a mãe e esposa ira voltar em breve, e é apenas algo temporário.

Neste mesmo texto também podemos ver a importância do cuidado materno no crescimento de uma criança. Joanna tinha se ausentado de sua família porque além de vários motivos, ela não se considerava uma boa mãe para o seu filho. Ela se afasta do ambiente familiar para se recuperar psicologicamente, e quando retornar ser a mãe que seu filho precisa e merece.

“Kramer vs. Kramer” e “Burnout: O Processo de Adoecer pelo Trabalho” e “O modelo psiconeuroendocrinológico de stress”

Logo nos trinta primeiros minutos do filme nós podemos dizer que o personagem de Ted e o personagem de Joanna sofrem de estresse, e não de burnout, já que o burnout é o estresse excessivo acarretado pelo trabalho.

O estresse de Joanna surge pelo fato dela se sentir abandonada dentro do seu casamento e não conseguir encontrar uma maneira efetiva de manifestar o seu descontentamento com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com