TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DA NEGOCIAÇÃO RETRATADA NO FILME LA CASA DE PAPEL

Por:   •  4/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  2.726 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: NEGOCIAÇÃO E ADM DE CONFLITOS

Módulo: ATIVIDADE INDIVIDUAL

Aluno: WANDERLÚCIO BARBOSA DE OLIVEIRA

Turma:

Tarefa: A ANÁLISE DA NEGOCIAÇÃO RETRATADA NO FILME LA CASA DE PAPEL. (2017), DE ÁLEX PINA.

Introdução

    Desde os primórdios da humanidade, descobrimos o quanto é importante o poder de uma negociação, saber negociar desde aquela época definia se você seria uma pessoa bem sucedida ou não. Apesar de não perceber, negociamos o tempo todo, seja na vida pessoal ou na vida profissional. Negociações bem sucedidas podem garantir o sucesso de uma organização, saber o caminho que devemos seguir ou ate mesmo ate onde devemos chegar em uma negociação para manter uma boa relação com o outro faz parte das técnicas e teorias de um bom negociador. Algumas pessoas nascem com facilidade para negociar, mesmo sem estudos elas conseguem criar técnicas e teorias para realizarem boas negociações, porem a maioria de nós deve estudar e treinar para se transformar cada vez mais em um bom negociador.

    Assim o objetivo desta atividade e analisar os conceitos e ferramentas utilizados em uma negociação, em uma referente cena da serie La Casa de Papel. (2017) de Álex Pina. Esta série mostra um roubo muito bem planejado na casa da moeda da espanha arquitetado pelo professor interpretado por (Álvaro Morte), que escolhe cuidadosamente sua equipe e os treina para realizar seu plano nos minimos detalhes, os oito ladrões se trancam com reféns na Casa da Moeda espanhola, o líder do grupo (professor) fica do lado de fora manipulando a polícia de acordo com seu interesse. A proposta é realizar o maior roubo da história, mas é também o mais arriscado de todos. O filme apresenta cenas em que o professor no papel de negociador perde em alguns momentos o controle sobre sua equipe e sobre a negociação com a policia, porem com muita inteligência muda o rumo de uma negociação que havia sido muito bem planejada para voltar a tomar o controle sobre sua equipe ou a  policia com quem ele negocia para sair de dentro da casa da moeda com todo o dinheiro e sem retirar nem uma vida.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

    Afim de realizar uma análise das negociações apresentadas na serie podemos destacar alguns pontos relevantes para o entendimento do que acontece durante as negociações.

    Após anos realizando o estudo do que seria o maior roubo da historia da Espanha o professor reúne uma equipe para colocar em pratica seu plano, como parte do plano o professor passa meses com sua equipe os treinando em como se portar durante o roubo e como seria feito cada passo dentro da casa da moeda. No primeiro momento com sua equipe ele definiu as regras ao qual eles não poderiam quebrar como; não matar ninguém ou não se relacionar entre si para evitar distrações e tomadas de decisões erradas por sentimentos, deixando bem claro para equipe se eles fizessem o que ele estava propondo sairiam todos dali ricos e juntos e com o apoio da sociedade pois não era um simples roubo. Eles estão questionando o sistema, criticando o capitalismo e se enchem de boas intenções para desempenhar seus papeis de ladrões benfeitores.

1_ CLASSIFICAÇÂO DAS PARTES ENVOLVIDAS (ATORES DA NEGOCIAÇÂO).

 O primeiro passo para o sucesso em uma negociação é saber com quem você está negociando e assim realizar o seu planejamento no estudo que você faz da outra parte. Na dimensão horizontal observa-se os atores principais da negociação que são as partes sentadas a mesa e que possuem poder de decisão, ou seja, o professor e a negociadora da policia da espanha. Na dimensão vertical interna temos os assaltantes que de acordo com o rumo em que as negociações fossem tomando poderiam continuar ou não com o assalto. Na dimensão vertical externa temos a sociedade que por ter poder sobre a tomada de decisão da polícia.

2_ IDENTIFICAÇÃO DAS FONTES DE PODER, FERRAMENTAS E TÁTICAS.

De acordo com Cohen (1980), o sucesso em uma negociação depende da escolha da melhor oportunidade (tempo), da obtenção da informação correta e do poder de negociador. Essa equação e demosntrada da seguinte maneira:

                                   Sucesso = Tempo X Informação X Poder

Tempo: Todos nós, em nossas vidas, somos afetados pelo fator tempo. O tempo aparece como parte fundamental em uma negociação. Se você conhece o limite do tempo do outro para a conclusão da negociação, você estará em vantagem e terá maior poder.

O professor sempre fazia algo para ganhar mais tempo pois implicaria em aumentar seu ganho já que tempo era igual a mais dinheiro impresso, como quando começou a segunda temporada e vimos que encontrarem a casa em Toledo também fazia parte do plano do Professor, para fazer a polícia perder tempo e conseguirem imprimir mais dinheiro na Casa da Moeda.

Risco: Em uma negociação você deve estar disposto a correr riscos para ganhar poder. Mas é muito importante fazer uma análise anterior desses riscos que devem ser previamente calculados. Seja racional e não impulsivo.

A maioria das ações foram planejadas pelo professor exceto se apaixonar por Raquel a negociadora da policia que apesar do risco o professor ignorou este risco achando que ainda estava com o controle da situação.

Informação: A informação pode influenciar de forma decisiva nossa avaliação da realidade e nas decisões que teremos que tomar. É, portanto, a fonte de poder mais importante em uma negociação.
Podemos ver claramente que o professor instala uma escuta para saber sempre o que a outra parte esta planejando, mesmo tendo tudo planejado era muito importante para ele esta informação.

Legitimidade: O poder da legitimidade está baseado na tendência que nós, seres humanos, temos de nos submeter às autoridades. Trabalhamos com o paradigma de que tudo que está escrito e que aparece em documentos é lei e não pode ser mudado. Em varios momentos da serie enquanto a policia agia com todo rigor tentando eliminar os ladrões os mesmos tinham de se manter na regra do professor e não matar ninguem pois somente assim eles iriam conseguir manter o apoio da sociedade, e impedir assim que a policia invadisse o predio antes que eles tivessem impresso todos o dinheiro.

3_ AVALIAÇÃO DAS ETAPAS DA NEGOCIAÇÃO.

Avaliando as diversas etapas (planejamamento, execução e Controle) das negociações apresentadas na serie podemos dizer que o professor se saiu muito bem em seu planejamento pois apesar de ter perdido alguns membros de sua equipe(risco que havia sido discutido com todos) ele conseguiu realizar um grande assalto e sair com a maior parte de sua equipe com vida. Em grande parte da negociação podemos perceber que ambos os lados se planjavam para conseguir sair com seu premio ao final porém conseguimos ver que o professor estava a frente ja que estudou os metodos da polícia e planejou durante anos o assalto. Outro ponto importante é o auto controle emocional que o professor demonstra pois na visão dele tudo está mapeado.

4_DESCRIÇÃO DA COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL.

Uma forma de descrevermos o comportamente de uma pessoa são suas comunicações não verbais e durante a série o professor explora bem este item, pois apesar de não estar em uma mesa de negociação onde ele poderia ver a inspetora ele pede que ela se descreva e assim ele possa criar um conceito sobre a forma como ela iria se portar na negociação. A comunicação verbal tanto do professor quanto da negociadora da policia mantinham a calma, educação e o tom de voz um com o outro o que demonstra controle.

5_AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS POSITIVOS DA NEGOCIAÇÃO E SUGESTÕES DE MELHORIAS.

Ambos os lados da negociação mantinha-se calmos e não tomavam nenhuma decisão precipitadas, Ambas as partes no intuito de chegar a seu objetivo final doavam algo que achavam que não possuia tanta importancia para seu planejamento final porem eram importantes para manter a boa relação na negociação.

Como sugestão de melhoria eu diria que o professor não analisou bem a equipe ao trair seus principios onde dizia que as pessoas não poderiam se relacionar entre si e isto acabou custando algumas vidas de seus colaboradores, um deles seu irmão.

Como sugestão para a negociadora da policia eu diria que apesar dela não saber que a outra parte estava o tempo inteiro a procura de mais tempo eu acho que ela deveria ter descansado mais pois acho que ela deixou itens importantes para ter sucesso por estar muito cansada e não conseguir verificar os sinais, o tempo é um fator importante para o sucesso.

6_ESTABELECIMENTO DE UM PARALELO COM A SUA REALIDADE DE TRABALHO.

Eu trabalho no ramo da mineração e tenho de negociar o tempo inteiro, seja com minha equipe de trabalho a forma como eu quero que eles trabalhem ou com meus pares de manutenção para manter a produção sem prejudicar os equipamentos.

Sei que quando você conhece e se planeja bem, você consegue melhores resultados e em grande parte das negociações ter calma e analisar bem o que você esta oferendo não ira prejudicar seu objetivo. Sei que para manutenção quanto mais tempo eu deixar o equipamento parado para a manutenção preventive, melhor para eles para evitar quebras, porem eu tenho que manter um ritmo para conseguir manter minha meta de produção. Nesta negociação a manutenção apresenta seus laudos para aumentar o tempo de parada e eu apresento como esta a produção e se com a parada que eles estão propondo teremos tempo de manter ritmo para recuperar a produção contratada com a diretoria.

Em alguns momentos as coisas não saem como planejado e temos de mudar nossos planos para atingir o objetivo ao final do mês, trabalhamos com planejamento e quando não atingimos nossa meta, temos de realizar analises e buscar nos recuperar.

Considerações finais

Ao realizar o estudo de negociação e administração de conflitos, percebi que nossa vida e feita de negociações o tempo inteiro. Na serie La Casa de Papel podemos observar o quanto é importante o planejamento antes de entrar em uma negociação, pois desta forma você pode prever o que vai acontecer e criar artifícios para controlar a negociação. A serie mostra que a melhor forma de você conseguir chegar ao seu objetivo é também doando algo para a outra parte pois se você for irredutível em tudo que a outra parte solicitar, você vai acabar com a negociação por frustrar a outra parte. Manter a calma e o tom de voz, mostra a outra parte o quanto você está preparado e gera respeito.

Referências bibliográficas

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/fontes-de-poder-poder-externo/63314 Acesso em 16/08/2020.

https://www.resumoescolar.com.br/cinema-e-series/resumo-la-casa-de-papel-serie-da-netflix/ Acesso em 16/08/2020.

https://universoestendido.com.br/series-tv/final-la-casa-de-papel/ Acesso em 16/08/2020.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (199.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com