TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do texto Á agua da vida

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO - CLC

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-ESPANHOL NA MODALIDADE A

DISTÂNCIA

TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIAS - TCLit

Escrito por: Juliane Thais Fincato e Priscila De Andrade Eilert.

Polo: UAB – Três Passos/RS

Data: 13/10/15

Tarefa semana 3

Análise do texto Á agua da vida

        O narrador introduz no texto com a apresentação da protagonista da enredo, Á agua da vida acompanhada de suas descrições físicas e da contextualização dessa no espaço físico e no tempo. Esse fragmento pode ser classificado como a situação inicial e não é visto necessariamente como uma função. Nele, geralmente, há uma apresentação do atual rei, nesse caso é uma apresentação tipo passivo, o rei também é identificado como uma futura vítima, pois ao longo da conto sofre os efeitos das ações dos seus dois filhos mais velhos. O Rei e a vítima são seres carismático e dóceis que ao logo de início já tende a despertar a simpatia do leitor. “Era uma vez um rei muito poderoso que vivia feliz e tranquilo em seu reino”.

            No primeiro parágrafo, já é introduzido o princípio da problemática, a doença do Rei, desencadeado a tristeza e a preocupação dos filhos “Um dia adoeceu gravemente e ninguém esperava mais que escapasse. Seus três filhos estavam consternados vendo o estado do pai piorar dia a dia”.

            Em vista a individualidade maléfica do irmão mais velho da vítima, e pelo fato de seus intentos serem ameaçados, o irmão mais velho sente a necessidade de combater seus irmãos. Nesse instante, a interdição é violada através da transgressão. É a aproximação do agressor a vítima (nesse caso seria o Rei), em vista de um fato que leva a querer essa entrada em cena “Choravam no jardim quando surgiu à sua frente um velho de aspecto venerável que indagou a causa de tamanha tristeza. Disseram-lhe estar aflitos por causa da enfermidade do pai, já que os médicos não tinham mais esperanças de o salvar. O velho lhes disse: "Conheço um remédio muito eficaz que poderá curá-lo; é a famosa Água da Vida. Mas é muito difícil obtê-la." O filho mais velho disse: "Vou encontrá-la, custe o que custar."

            A partir daí, o agressor que seria os irmão da vítima traça o seu artificio para trair suas vítimas. Trata-se do logro, uma tentativa de lograr a vítima "Se conseguir a água me tornarei o filho predileto e herdarei o trono”. “O segundo filho, julgando que o irmão tivesse morrido, ficou contentíssimo pois assim seria o herdeiro do trono. Foi ter com o pai e lhe pediu para ir em busca da Água da Vida”. Nesse conto temos dois logros, um por parte do irmão mais velho e outro por parte do irmão do meio, o afetado a (vitima) seria o irmão mais novo.

            Segundo as funções propostas por Propp, na sequencia ocorre a interdição, que é um acontecimento favorável a vítima, é como se houvesse alguma coisa que compensasse carência de proteção originada do afastamento. No conto, os irmãos encontram o anão, esse personagem é que lhes daria a indicação do caminho certo a seguir, mas por arrogância dos jovens, eles são amaldiçoados pelo anão, perecendo entre os barrancos.

            Até o presente instante da conto, o desenvolvimento da ação em si ainda não aconteceu.

            Tudo não passou de uma preparação para a ação propriamente dita.

            Em alguns casos há uma função chamada de primeira função do doador em que o herói (tanto aquele de desempenha papel ativo como aquele que desempenha papel passivo) é submetido a provas preparatórias. Mas nesse caso por exemplo a vítima poderia ser associada a um herói de pape passivo, pois ele não desenvolve propriamente uma ação que poderia ser confundida com um teste, ao extenso da conto ele age visando o bem de todos.

            Deixando-se levar pela situação a vítima pratica uma certa cumplicidade com os planos que preveem o seu mal. “O príncipe rogou encarecidamente que os perdoasse e libertasse, e o anão cedeu às suas súplicas. "Mas te advirto que te arrependerás. Não te fies neles, são de mau coração; liberto-os apenas para te ser agradável." No mesmo instante q a vítima busca ajudar seus irmãos alguns danos são provocado a ele pelos agressores “Nosso irmão conseguiu a Água da Vida e nós não; com isso nosso pai o promoverá a herdeiro do trono que deveria ser nosso e nada nos restará." Então juraram perdê-lo. De noite quando ele dormia furtaram-lhe o frasco e substituíram a Água da Vida por água salgada”. 

            Nesse fragmento percebe-se a luta da vítima para provar ao rei sua inocência, que embora não seja uma luta física. O rei ordena a sua morte “Partindo o moço para a caça sem suspeitar de nada um dos criados do rei foi encarregado de o acompanhar e matar na floresta”. Perseguição o que dá uma ideia de combate que ocasiona na fuga da vítima. Ligado a esse fato está a descoberta do impostor que resulta no castigo.

            A essas instancias da narrativa o leitor se depara novamente com o dano ou a carência acompanhado pelo socorro por parte dos amigos da vítima que nesse caso é o caçador “Vestirei estas roupas feias e tu levarás as minhas como prova de que me mataste. Em seguida abandonarei para sempre este reino." Assim fizeram”. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com