TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise sobre a história da imigração resgatada pelo olhar de Paulo Rossato

Por:   •  13/8/2015  •  Resenha  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

As cartas escritas por Paulo Rossato provenientes do livro “La Mérica. Estutos dos Primeiros Imigrantes Italianos” escrito por Luis A. Bossi são uma excelente fonte para se trabalhar a história da imigração italiana em sala de aula, principalmente com nossos alunos, já que grande parte deles conhece as tradições italianas. Como bem sabemos, as cartas são importantes fontes que vem ganhando força desde a década de 80, favorecendo a valorização do individuo, da vida privada e dos estudos culturais; abrindo um leque para o historiador. As cartas podem ser valiosas fontes ou objetos de estudo, cabendo ao pesquisador definir apenas a questão que se coloca em pauta, valendo as já usuais perguntas, quem, quando, onde, como e por que a carta foi escrita. É necessário para uma melhor compreensão das cartas o confronto com outros textos para que possamos perceber o contexto nas quais estas estão inseridas; lembrando que nenhuma história é absoluta e o conhecimento provindo de outras fontes só tende a favorecer a compreensão do assunto abordado.

Antes de sua leitura é indispensável o conhecimento da história de Paulo Rossato, isto se faz necessário para aproximar o leitor da realidade demonstrada nas cartas, aproveitando também o fato de residirmos em uma região de colonização, as palavras do texto retratado não são em total desconhecidas, até mesmo por pessoas mais jovens. A semelhança e aproximação com a história de tantas outras famílias pode ser um ponto favorável ao ensino de história.

Em suma, desde o principio, as cartas apresentam a mesma estrutura, a introdução com a saudação aos destinatários deixados na Itália, sempre carregada de pesar, seguida pela temática da carta, que é muito variada, trata desde aspectos da viagem rumo a América, das condições encontradas no Brasil, dos aspectos geográficos e climáticos, das culturas que aqui podiam ser desenvolvidas e da expectativa de sua produção, além dos valores de compra e venda de produtos; o texto sempre se encerra com um cordial desejo que seus próximos em breve possam aqui aportar. Pontos fortes relatados são a grande devoção do autor e a certeza que partiram pelo mundo para viver melhor, tanto que a frase “quem tem um pouco de vontade de trabalhar tem comida e bebida a vontade, e sem preocupações, por que os patrões, nós deixamos na Itália” é recorrente. Mas assuntos como gênero, deveres para com o governo e senhorio, situação de trabalho, revoltas, mercadorias, doenças, comidas, costumes e casamento também são encontrados em detalhes.

O trabalho que podemos desenvolver através desta fonte é imenso, conseguimos propor ao aluno uma comparação com relatos familiares ou uma análise específica de um conteúdo ou comportamento demonstrados nas cartas; elas podem ser utilizadas como ponto inicial de discussão, onde os próprios alunos possam escolher a temática que mais lhe atrai e após a leitura podem buscar mais informações sobre, em jornais, diários, filmes e até mesmo no livro didático; caberá ao professor a orientação da atividade.

As cartas são excelentes fontes e objetos de estudo, mas nunca sozinhas, através de sua leitura juntamente com outras fontes pode-se ter uma visão mais ampla do que foi o processo de imigração que ocorreu em nossa região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com