TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Olhar Da Inventta E Do Hub São Paulo: Cenários Do Consumo Colaborativo No Brasil Para 2022

Artigos Científicos: Um Olhar Da Inventta E Do Hub São Paulo: Cenários Do Consumo Colaborativo No Brasil Para 2022. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

Um olhar da Inventta e do Hub São Paulo:

Cenários do Consumo Colaborativo no Brasil para 2022

A conscientização nas sociedades mais desenvolvidas tem tomado frente quando o assunto é preservação ambiental e consumo sustentável. Como é o caso de países europeus e Estados Unidos. A ideia do consumo colaborativo prega o consumo consciente, ou seja, compartilhar, trocar, intercambiar, alugar ou doar, são ações praticadas por indivíduos adeptos a essa cultura responsável, a fim de que outras pessoas também possam fazer uso de um determinado produto ou serviço sem que haja a necessidade de produzir mais produtos para o mercado. Este conceito é tendência que vem sendo motivada por questões sustentáveis, pela facilidade de conexão entre as pessoas por causa da tecnologia e pela crise no mundo.

O texto de Lívia Fioranti, sobre o consumo colaborativo, apresenta uma proposta reflexiva sobre possíveis caminhos ao desenvolvimento desta prática no Brasil. Para explicar esse assunto, a empresa de consultoria em Gestão da Inovação, Inventta, em conjunto com o Hub São Paulo, realizaram um exercício para prospectar os cenários futuros, com o objetivo de ilustrar e orientar as ações dos agentes econômicos que compartilham o modelo de consumo colaborativo.

Para tal estudo, foi utilizada uma metodologia para a construção dos cenários, organizados por etapas:

• Análise do ambiente/ Identificação dos drivers (forças que podem influenciar o futuro, com relação ao tema escolhido). Nesta análise foram considerados alguns aspectos como: econômicos, políticos, sociais, tecnológicos, ambientais e valores pessoais. No processo de seleção dos drivers, foram escolhidos os que mais poderiam impactar o consumo colaborativo. (Virtual x Real; Geração de novos negócios baseado no modelo colaborativo; Grau de adeptos ao consumo colaborativo; Economia do Conhecimento x Economia de Produção; Experiência x Posse; Do eu para o Nós; Consciência ambiental x comportamento)

• Desenvolvimento das trajetórias: para cada driver, foi estabelecido trajetórias de como o futuro pode se desenvolver em relação a cada um.

• Desenvolvimento dos cenários: por meio da combinação das trajetórias de cada driver foram montados cenários: - Grau de adeptos ao consumo colaborativo, diz respeito ao quanto o consumidor terá conhecimento deste modelo, como também fará uso no seu cotidiano. - Geração de novos negócios baseado no modelo colaborativo, está relacionado ao número de negócios que terão como base o modelo de consumo colaborativo.

Por meio dos estudos, dois cenários foram traçados, com o intuito de facilitar às tomadas de decisões dos gestores e poderem analisar e refletir sobre as estratégias capazes interferir com o desenvolvimento futuro e com as consequências que esses cenários podem trazer.

No cenário 1, Brasil mais colaborativo, os fatores de mudança estão influenciados pela iniciativa privada e população em geral. As empresas, como grandes incentivadoras de consumo, devem começar a exercer mudanças sobre suas políticas de atuação, dando extrema importância às práticas de desenvolvimento/consumo sustentável e social. A população por sua vez, deverá exigir ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com