TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise sociológica do sistema educacional brasileiro

Resenha: Análise sociológica do sistema educacional brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro

Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu

A sociologia, para Bourdieu, é uma ciência que incomoda, pois tende a interpretar os fenômenos sociais de maneira crítica.

Dentre muitas de suas contribuições no campo da Sociologia da cultura: mais especificamente, a maneira pela qual Bourdieu interpreta a formação do gosto cultural de cada um de nós, pondo em xeque emdos consensos mais difundidos de nossa história cultural, o de que gosto não se discute.

É mais que uma sociologia da reprodução das diferenças, materiais ou econômicas:é uma sociologia interpretativa do jogo de poder das distinções econômicas e culturais de uma sociedade hierarquizada.

Bourdieu considera que o gosto e as práticas de cultura de cada um de nós são resultados de um feixe de condições específicas de socialização.É na história das experiências de vida dos grupos e dos indivíduos que podemos qpreender a composição de gosto e compreender as vantagens e desvantagens materiais e simbólicas que assumem.

Bourdieu afirma que o gosto cultural é produto e fruto de um processo educativo, ambientado na família e na escola e não fruto de uma sensibilidade inata dos agentes sociais.

Pirre Bourdieu é ainda hoje respeitado como um dos fundadores do paradigma teórico acerca das práticas de cultura.

Contextualização sobre o sistema educacional brasileiro e suas desigualdades

Vivenciamos um processo de ampliação do sistema educacional nas últimas décadas nas formações sociais capitalistas, incluindo o Brasil. O direito à educação é apontado como forma essencial de superação das desigualdades sociais e das estruturas de dominação. Diante do cenário de hoje a reprodução das desigualdades sociais é inevitável. Na escola é mais cruel, pois quando afirma que educação escolar é tão importante, fica a desejar na qualidade de aprendizagem com igualdade para todos mesmo que a classe rica tem. Precisa combater a desigualdade nas escolas rurais, escolas que mesmo na zona urbana estão em condições precárias em ensino de igualdade. Pesquisas apontam resultados da desigualdade em nosso país, porque onde há menos oportunidade na educação há também menos emprego que gera maior pobreza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com