TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caixa. O Filme ética E Moral

Exames: A Caixa. O Filme ética E Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  2.464 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Ética E Moral

Ética E Moral

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: Guegue 23 setembro 2013

Palavras: 957 | Páginas: 4

Ética

Filme:

Tráfico de órgãos

Opinião:

O filme tráfico de órgãos é uma realidade assustadora, que coloca a moral e a ética de cada um em teste, é muito difícil decidir entre o que é certo e errado numa situação como esta, porém, minha posição de mãe diz que é melhor preservar a vida da minha filha, que como mãe, tenho o dever de protegê-la e ajuda-la em qualquer situação, então, aceitaria o órgão para salvar a vida da minha filha, mesmo sabendo como é adquirido (contrabandeado), ainda mais se eu visse um órgão compatível ser levado a outra pessoa, cujo a distância aumenta o risco de perder o órgão e acabar não sendo útil a ninguém, infelizmente não confiaria nos critérios estabelecidos pela saúde.

Filme:

A caixa

Opinião:

Este filme é sobre um teste realizado com a humanidade, onde as pessoas, sem perceber, são colocadas em situações que precisam de mais dinheiro para cuidar de sua família e ao mesmo tempo são levadas a refletir sobre a decisão que vai tomar, mesmo sabendo que se apertar a caixa, recebera uma quantia alta em dinheiro e em troca, alguém vai morrer. O problema são as conseguências que vem com a decisão, refletir em um curto espaço de tempo o que é melhor, não pensar no bem comum, não é tão simples, quem imaginaria que se perde muito mais do que se ganha, ás vezes o caminho mais longo é mais seguro que o mais curto.

Neste caso, iria preferir correr atrás dos meus objetivos, mesmo que me exigisse muito esforço, é claro que refletir fora da situação, nos dá o conforto de saber que não há consequências, ninguém sabe o que irá fazer de fato, quando se deparar com um estresse tão grande.

Relação ética e enfermagem:

A ética pessoal inclui a necessidade de escolher entre vários atos possíveis, devendo ser baseada em escolhas que cada um julga ser a mais digna, moral, correta e responsável, conforme sua preferência, enquanto a ética pessoal reflete na decisão sobre as normas e valores dominantes em cada empresa, baseando na idéia de um contrato social, no qual os membros devem se comportar de maneira harmoniosa, levando em conta os interesses da instituição, dentro do que é preconizado em lei.

Florence Nightingale, marcou sua época não só por rebelar-se contra o papel convencional para as mulheres de seu status, mas por abdicar do “reino” de luxo e conforto para atender o chamado de Deus e atender o povo, renunciando os sonhos que toda moça de sua época possuía. Rompeu barreiras e mudou conceitos, indo a guerra para cuidar de soldados feridos, fez reformas hospitalares, treinou enfermeiras, numa época que estas eram vistas como mulheres marginalizadas, ou seja, fora dos padrões da época, até mesmo como prostitutas, correndo o risco de ser confundida como tal.

Com sua inteligência incomum, tenacidade de propósito, terminação e perseverança, domínio da língua: inglês, francês, alemão, italiano, grego e latim, conhecimentos que permitiram dialogar com políticos e oficiais do exército, fazendo prevalecer suas idéias.

Perfil do Profissional de Enfermagem segundo Florence:

"A enfermeira não deve ser maldizente; não deve falar em vão; jamais deve responder as perguntas sobre seus pacientes, a não ser aqueles que tem o direito de fazê-las; deve (nem seria preciso dizê-lo) ser sóbria e honrada; mas que isso, deve ter elevado senso de religiosidade e devotamento; deve respeitar a própria vocação, porque a vida, dom precioso que recebemos de Deus muitas vezes estará em suas mãos. A enfermeira deve ser uma observadora segura, atenta e rápida, possuídora de sentimentos elevados e dedicados."

Conforme os ensinamentos de Florence, as situações referidas nos filmes “tráfico de órgãos e a caixa”, seriam tratadas visando o respeito ao próximo, a preservação da vida, o cuidado com o outro, a dedicação, benevolência e a religiosidade, não sendo ético ser beneficiado com a tragédia ou morte do outro ou por ser considerado mais importante devido a condições financeiras.

MENSAGEM:

A enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção exclusiva, um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escritor, pois o que é o tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, templo do Espírito de Deus. É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes.

Florence Nithingal

...

Baixar como  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »