TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicaçao Do 5S

Artigos Científicos: Aplicaçao Do 5S. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Este estudo tem como objetivo demonstrar o funcionamento da Gestão de Estoques em uma Empresa no ramo do Comércio Varejista considerada de pequeno porte. A Gestão de Estoque é uma área de grande importância, e vem sendo priorizada dentro das organizações, o que antigamente não acontecia. Atualmente, os estoques são uma das maiores preocupações dos gestores, que estão cientes de que o seu bom planejamento e controle são relativos à eficiência, pois é dessa forma que se pode obter um melhor controle dos custos, uma correta administração na produção ou na compra das mercadorias, obtendo a previsão da demanda, para que não faltem produtos aos consumidores. Aborda a implantação do programa de qualidade 5S, que é um sistema organizador capaz de mobilizar e transformar o ambiente de trabalho, pessoas e organizações e assim apresentar redução da mão de obra ociosa e dos desperdícios e consequentemente melhoria do resultado financeiro da empresa.

Palavras-chave: Programa 5S, melhoria contínua, organização, gestão de estoque, etc.

ABSTRACT

INTRODUÇÃO

O que não era tido como importante no passado e deixados para segundo plano, hoje em dia, são colocados como um dos aspectos mais importantes dentro das organizações, os estoques.

O cenário atual dos mercados varejistas é caracterizado pela grande competitividade, por isso as empresas precisam estar adequadas aos olhos de seus consumidores. Visto que empresas varejistas trabalham com produtos semelhantes, elas podem adquirir vantagem competitiva através de diferenciais como qualidade de seu serviço ou o seu preço, e é ai que entra a gestão de estoque, que está diretamente ligada a efetividade dos objetivos, garantindo a satisfação dos clientes.

A gestão de estoques pode ser entendida como o planejamento, organização e controle dos recursos materiais guardados em um sistema de transformação. O objetivo da gestão de estoques de acordo com Russomano (2000) é buscar não deixar faltar material sem imobilizar demasiadamente os recursos financeiros.

Na empresa pesquisada, que está no mercado há mais de 6 anos, serão levantados aspectos com base no planejamento das necessidades de estoque, controle de estoque e armazenagem de produtos implantados na empresa.

Será utilizada ferramenta 5S, criada no Japão logo após a Segunda Guerra Mundial, que é assim chamada devido a iniciais de 5 palavras japonesas: 1.º S - Seiri - Senso de Utilização e Descarte; 2.º S - Seiton - Senso de Arrumação e Ordenação; 3.º S - Seiso - Senso de Limpeza ; 4.º S - Seiketsu - Senso de Saúde e Higiene e 5.º S - Shitsuke - Senso de Autodisciplina, que visam estabelecer o ambiente de trabalho agradável, organizado e limpo.

Embora simples essa ferramenta, pode trazer grandes resultados para uma organização no que se diz respeito à melhoria do ambiente de trabalho, redução de desperdícios de materiais, de tempo e energia e mudanças positivas no resultado financeiro da empresa. É necessário comprometimento, responsabilidade, disciplina e participação das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados,

A escolha do tema baseia-se na importância do assunto e na necessidade que as empresas possuem de acrescentarem um diferencial competitivo no mercado, superando suas expectativas e assim atender seus clientes com maior qualidade.

Para a elaboração desta pesquisa, foram realizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com