TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação Das Enzimas No Tratamento Dos Efluentes

Trabalho Escolar: Aplicação Das Enzimas No Tratamento Dos Efluentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

O desenvolvimento das chamadas tecnologias limpas, ou seja, que reduzem o impacto ambiental de uma atividade industrial, também conta com a partici¬pação de enzimas, por exempo:

• Na produção e branqueamento da polpa de celulose

O branqueamento e produção de polpa de celulose é feito com o uso de cloro, cujo seus subprodutos são muito agressivos ao meio ambiente. Dessa forma, combinadas com técnicas de processamento, as enzimas permitem reduzir ou até eliminar o uso de cloro nessas atividades evitando a emissão de substâncias altamente tóxicas e mesmo cancerígenas para o ambiente.

• Na águas residuais das indústrias alimentícias

Os efluentes gerados pelas indústrias alimentícias são compostos basicamente de gorduras, sendo elas sólidas e líquidas (como graxas e óleos), que causam sérios problemas de poluição. A adição das enzimas do tipo lípases a esses efluentes gera substâncias mais simples, facilmente degradadas, evitando a contaminação da natureza. Devido a uma formação de camada de gordura que impede o fluxo de oxigênio necessário para a vida aquática.

• No tratamento dos efluentes gerados pela indústria têxtil

A industria têxtil é uma das maiores geradoras de efluentes líquidos, em geral são tóxicos e contendo corantes. O tratamento normalmente é feito por um processo físico-químico que faz uma coagulação desses poluentes e logo após adiciona-se um lodo ativado, que contém bactérias que irão remover parte desse lodo que não foi degradado. Porém, esse processo não é eficaz, fazendo a remoção de apenas 80% desses poluentes, por isso tem sido estudado vários microorganismos capazes de degradar esses poluentes com maior eficiência e baixo custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com