TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de Pesquisa de Clima Organizacional para propostas de melhorias

Por:   •  20/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR EM RECURSOS HUMANOS  

Aplicação de Pesquisa de Clima Organizacional para propostas de melhorias.

[pic 4]

ASSIS

2015

[pic 5][pic 6][pic 7]

Eder Pereira Freire 

Francielle Alves Marcelino

Hugo Henrique Cardoso Silva 

Julio Aparecido Gonçalves 

Renato Gandolfo Ferreira 

Tayná Fernanda Souza Silva

Aplicação de Pesquisa de Clima Organizacional para propostas de melhorias

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de : Psicologia Organizacional e do trabalho e Gestão de Pessoas, Comportamento, clima e cultura, Metodologia Cientifica, Seminario Interdiciplinar II .

Professores: Ana Celi Pavão, Monica Maria Silva, Elisete A. Z. de Oliveira, Ednei H. Suzuki, Gizleine B. Fregoneze,  Luiz Claudio Perini e Rinaldo J. B. Lima.

[pic 8]

ASSIS

2015

SUMÁRIO[pic 9]

 1. INTRODUÇÃO        4

 2. DESENVOLVIMENTO        5

 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

10


1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem como finalidade, apresentar a aplicação de uma pesquisa de clima organizacional com propostas de melhorias para Autarquia S.A.A.E. (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) da cidade de Palmital – SP,  identificando os conceitos relativos as matérias de: Comportamento, Clima e Cultura da empresa, Psicologia Organizacional,e Gestão de Pessoas.

Apontamos em todos os quesitos uma forma de melhorar e o que essa melhora representa para o colaborador e para a empresa.

           


2. DESENVOLVIMENTO

A pesquisa aplicada apresentou um índice de 71% categorizando-a em uma boa empresa, porém encontrou alguns pontos a serem melhorados para que encontre a excelência.

Os pontos que sugerem melhorias são:

  • Política salarial; Poderia ser melhorado a forma de pagamento, pois se os colaboradores colocaram bom é porque algo pode ser mudado para melhor. Nesta empresa o pagamento é direcionado a uma conta corrente que tem que ser no banco da escolha da empresa, diante disso poderia ser melhorado para o colaborador se fizesse o pagamento no banco de sua preferência, pois diante disso ele tem que perder seu tempo em horário de almoço para bater com horário bancário indo sacar seu pagamento ou perder dinheiro (pagando taxas) para transferir para a conta do seu banco de preferência via online.

        Para a empresa de certa forma não é muito vantajoso, pois deixa de ter um forte vinculo diante de seus interesses financeiros com determinado banco que pode acarretar até mesmo em economia para a empresa, além de ter um trabalho maior para o R. H cadastrar a conta de cada funcionário, fazendo uma grande quantidade de transferências na hora da folha de pagamento, porém em relação aos funcionários ganharia a excelência.

  • Oportunidade de carreira; Foi apresentado como bom os quesitos de: Valorização do esforço e Possibilidade de crescimento, seria interessante que o encarregado ou os superiores deixassem mais evidentes os elogios para que os colaboradores se sintam enxergados em seu trabalho e na possibilidade de crescimento que houvesse uma abertura maior das oportunidades oferecidas onde o trabalhador veja uma maneira de crescer se esforçando ao máximo e claro, querendo ser visto!

Já para os quesitos de Incentivo a qualificação e treinamentos, aparecem como regulares, de maneira que evidencia a falha da empresa em relação a isso. O correto seria que a empresa investisse em treinamentos e logo, incentivasse seus colaboradores, pois uma reciclagem ou um certificado de aptidão para uma pessoa vem sempre a somar em seu ego, de maneira que também reflete na excelência não atendida nos quesitos acima descritos, pois se o funcionário se sente feliz por estar sendo escolhido para ter um treinamento e melhoria de seu currículo, consequentemente ele se sente valorizado e pensa que pode ser escolhido numa futura oportunidade, ou seja, uma coisa leva a outra!

Para a empresa essa oportunidade se reflete diretamente na quantidade da produção, na qualidade da produção de cada colaborador e na sua fama, pois sempre será vista como uma empresa, ótima, boa ou regular de se trabalhar, de maneira que sua reserva de vagas e interesses de futuros colaboradores bons serão ou não grandes e vantajosos.

  • Comunicação interna: A Informação sobre mudanças e melhorias, não tem chego de maneira adequada aos colaboradores, deixando assim de se ter um resultado melhor de cada um para algo que precisa ser melhorado na empresa, de maneira que quando não se sabe, não tem como mudar!

Para a empresa corrigir esse pequeno detalhe de comunicação onde às informações fiquem mais claras e ter o cuidado de dar uma explicação para algo que seja novo, a eficácia é tamanha e sem custar nada.

  • Programa de qualidade; Não atinge a excelência referente ao colaborador ter sempre a maneira de pensar que não está pronto com tamanha qualidade para julgar seu conceito como ótimo. Ele analisa que deve sempre estar melhorando.

Isso é ótimo para empresa já que sempre poderá esperar de seus colaboradores que não desistam de melhorar, porém não deve relaxar no campo que deve influenciá-los positivamente elogiando-os para que se sintam ótimos e importantes e não somente bons, afinal não é só a empresa que gosta de alcançar a excelência!

  • Relacionamento no trabalho; É de maneira geral bom com os colegas, auxiliares e superiores: Não consegue ser ótima referente aos colegas do seu nível de trabalho ser reservados e não possuírem tempo para se ter um convívio com maior qualidade, já com os auxiliares se deve ao fato direto da falta de tempo e por isso, menor diálogo durante o trabalho, com os superiores, apesar de menos convívio é em relação ao tipo de liberdade que cada um dá, em sua maioria são reservados e diretos, faltando um pouco de abertura e intimidade para que se possa melhorar.

Para a empresa o bom relacionamento é a melhor coisa para rendimento e lucratividade, poderia provocar situações em que de modo hierárquico essa realidade mudasse, começando pelos superiores até a função mais simples, porém é entendível que não seja exclusivamente em momento de trabalho (mão na massa), mas em momentos descontraídos, como num horário de café, numa reunião de rotina, ou mesmo num evento que a empresa faça, para se ter essa mudança de hábito para melhorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (182 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com