TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de conceitos de CEP na indústria de fundição de North Santa Catarina

Tese: Aplicação de conceitos de CEP na indústria de fundição de North Santa Catarina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Tese  •  2.454 Palavras (10 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 10

 Aplicação dos conceitos de CEP em uma indústria de fundição do Norte Catarinense

Situada em Santa Catarina, a Indústria de fundição produtora de blocos para veículos automotores, em especial como estratégia,o bloco de motor para caminhões a diesel, onde é medida sua qualidade através de seu grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascal (Mpa). Ela aplica seus conceitos de controle estatístico de processo (CEP), para possibilitar um controle eficaz da qualidade, feito pelo próprio operador. Isso aumenta o comprometimento do operador com a qualidade do que está sendo produzido agradando o cliente e libera a gerência para as tarefas de melhoria.

Há um processo de teste do corpo de prova de um bloco amostral, para um ensaio de tração com limite de especificação de 230 Mpa, para garantir a sua durabilidade e assim ser produzido com garantia.

Para aplicação de conceitos específicos de CEP, foram realizados testes objetivando verificar a presença de normalidade na distribuição da série e/ou a existência de autocorrelação serial. Foram também realizadas estimativas da média e do desvio padrão dos resultados coletadas ao longo dos 185 dias.

Quanto à autocorrelação, medida de tração coletada no dia t, não influenciou a medida de tração coletada no dia t+1, significando, portanto, que o processo é de fato não autocorrelacionado. Tais características permitem que se trabalhe com os dados em sua forma original. É importante e necessário mencionar que, como as amostras são de tamanho unitário, a amplitude do processo considerada neste trabalho foi à amplitude móvel,que consiste na diferença entre a maior e a menor medida de tração entre o dia t e o dia t-1.

Houve a implementação de gráficos de controle, objetivando detectar possíveis mudanças na média do processo, foram construídos vários gráficos para análises e interpretações, como os alternativos para amostras unitárias, ou seja, o da soma cumulativa, incorpora diretamente toda a informação nas seqüências de valores da amostra de um valor alvo, como por exemplo, a média do processo. Além disso, combina informação de várias amostras, tornando-o eficaz para detectar pequenas mudanças na média do processo.

Outra vantagem deste tipo de gráfico é a sua eficiência em detectar pequenas mudanças no processo quando se utilizam amostras unitárias, e o da média móvel exponencialmente ponderada. O gráfico da amplitude móvel é para que se conheça e análise a variabilidade do processo, utilizado para detectar pequenas mudanças na média do processo, no estudo de caso da Indústria a utilização desse gráfico foi de grande valia para mostrar as pequenas mudanças e as oscilações sofridas pela média do processo como já detectado no gráfico das somas cumulativas, pois existem oscilações da média ao longo do processo acima e abaixo que representa a média geral estimada.

As análises feita até o momento buscou identificarem informações a respeito da estabilidade do processo, ou seja, se o mesmo estava funcionando adequadamente. Porém, torna-se necessário sabermos também se o mesmo está produzindo uma porcentagem significativa de blocos fora dos limites de especificação, isto é, se está produzindo itens defeituosos, pois segundo COSTA et al. (2004), não existe uma relação direta entre estabilidade e capacidade, podendo um processo mesmo estando em controle, produzir itens fora dos limites de especificação e vice-versa.

Em relação à qualidade da produção de blocos para motores de caminhão, podemos concluir que a empresa trabalha com um processo estável, porém, ficou evidenciada a presença de pequenas oscilações em torno da média. Identificou-se também que o processo apresenta uma variabilidade que não pode ser desconsiderada, existem várias observações muito próximas dos limites de controle, foi observado variações da média ao longo dos 185 dias em que foi monitorado, o que segundo MONTGOMERY (2004), significa uma falta de qualidade, na medida em que qualidade é inversamente proporcional à variabilidade.

A causa desta variabilidade, muito possivelmente está ligada a um procedimento característico no processo de fundição de ferro, que consiste na recomposição manual dos componentes químicos responsáveis por dar a liga ideal ao material, perdidos durante o processo de re-fundição, como ocorre, por exemplo, com blocos rejeitados ou utilizados no processo de inspeção.

Visto que, confiando-se, antes de tudo, nas informações retiradas dos próprios dados, o cálculo do índice de capacidade indicou uma aparente incongruência, todas as observações são maiores que o limite inferior de especificação (LIE) informado pela empresa (230 Mpa), cujo valor é exatamente igual ao LIE.

Os resultados obtidos com a utilização dos diversos gráficos de controle para amostras de tamanho unitário, juntamente com a estimação do índice de capacidade, atendeu de forma razoavelmente satisfatória às expectativas. A frustração ficou por conta de se esperar encontrar um processo estatisticamente capaz de produzir os blocos dentro das especificações desejadas, uma vez que se trata de uma grande empresa e já que trabalha há muito tempo com esse tipo de produto.

A possibilidade de implementação de um controle estatístico no processo de recomposição dos componentes químicos responsáveis pela liga do ferro fundido. Acredita-se que esta iniciativa poderia levar a uma redução significativa da variabilidade do processo do bloco analisado, tendo em vista que é um dos possíveis fatores que influencia nos resultados dos testes de tração dele.

 Conceitos e aplicações da Estatística

Conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações é chamado de Estatistíca.

Desenvolver e aperfeiçoar são técnicas estatísticas que permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. Ela objetiva fornecer métodos e técnicas para lidarmos com situações sujeitas a incertezas.

Desde os tempos passados já se usava a Estatistíca para obter informações em vários segmentos como: contagem populacional, poderio militar dos povos e riquezas, e até em casamentos, funerais, batizados, estes após á idade média em virtude da difusão de doenças endêmicas. Até os governantes, entre os séculos XVI e XVIII, coletava informações através da Estatistíca, para auxiliá-los nos assuntos referentes a economia.

Hoje,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com