TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações Das Cales

Trabalho Universitário: Aplicações Das Cales. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

Aplicação na Construção Civil

A cal hidratada tem extraordinária capacidade de reter água em torno de suas partículas, formando na argamassa uma dupla perfeita com o cimento. As argamassas à base de cal hidratada têm resistência suficiente quanto à compressão e aderência, tanto para assentamentos como para revestimentos, para atender as normas técnicas. Por ser um produto alcalino, a cal hidratada impede a oxidação nas ferragens e, também por essa sua característica, atua como agente bactericida e fungicida. Além disso, evita que se formem manchas e apodrecimento precoce dos revestimentos; proporciona economia de tinta, pois permite acabamento mais liso e de cor clara; é compatível com qualquer tipo de tinta e outros acabamentos, como fórmica, lambris, papéis de parede, se respeitado o tempo mínimo de cura de 28 dias.

É importante ressaltar ainda que as argamassas à base de cal hidratada têm baixo módulo de elasticidade, ou seja, absorvem melhor as pequenas movimentações das construções e evitam, portanto, trincas, fissuras e até o descolamento (ou queda) dos revestimentos.Não se pode deixar de frisar a notável durabilidade que a cal hidratada confere às construções. Argamassas à base de cal hidratada podem durar centenas de anos, ou até mais. Os exemplos para comprovar essa característica são muitos, entre eles a milenar Via Ápia (na Itália) e a Casa das Retortas, na capital paulista. A cal hidratada é um produto de aplicação milenar, enquanto o cimento portland só foi inventado em 1824.

No estado fresco, a cal propicia maior plasticidade à argamassa, permitindo melhor trabalhabilidade e, conseqüentemente, maior produtividade na execução do revestimento. Outra propriedade no estado fresco é a retenção de água, importante no desempenho da argamassa, relativo ao sistema alvenaria/revestimento, por não permitir a sucção excessiva de água pela alvenaria. No estado endurecido, a cal apresenta a capacidade de absorver deformações devido ao seu módulo de deformação. Esta propriedade é de extrema importância no desempenho da argamassa, que deve acompanhar as movimentações da estrutura. A cal possibilita a diminuição da retração gerando menor variação dimensional, além de carbonatar lentamente ao longo do tempo, tamponando eventuais fissuras ocorridas no endurecimento, no caso de argamassa mista.

Fabricação de Asfalto

A utilização de cal na fabricação de cal tem como principal objetivo é reduzir a sua sensibilidade à umidade e aumentar a sua duração devido a uma maior resistência ao aparecimento de gretas e fissuras.

Para além desta vantagem a cal, adicionada às massas asfálticas, também:

 Melhora a coesão entre o asfalto e as partículas agregadas aumentando a sua duração.

 Melhora a dureza aumentando a resistência a cargas pesadas.

 Atrasa o envelhecimento do asfalto.

 Melhora a rigidez do pavimento.

 Aumenta a resistência a altas temperaturas.

 Melhora a resistência à fratura a baixas temperaturas.

 Interage com as argilas, contrapondo-se à ação da umidade, melhorando a estabilidade e a durabilidade.

Estabilização e Modificação de Solos

A aplicação de cal para estabilizar solos é baseada na função pozolânica da cal que permite estabilizar as argilas expansivas evitando a sua substituição.

A cal, sendo um material aglutinador, serve tanto como agente estabilizador de pavimentos do subsolo, do solo sob o asfalto ou dos pavimentos de cimento.

O uso da cal para tratar o terreno melhora notavelmente a estabilidade, impermeabilidade e a sustentação dos cimentos.

Por outro lado, a cal é o produto por excelência para promover a modificação dos solos argilosos, uma vez que:

 Reduz a plasticidade.

 Reduz a capacidade de retenção de umidade.

 Reduz o inchamento.

 Aumenta a estabilidade.

Efetivamente a adição de cal a um solo argiloso promove uma reação pozolânica pela qual a cal, reagindo com os silicatos e aluminatos solubilizados presentes no terreno argiloso, os transforma em silicatos e aluminatos de cálcio hidratados e estáveis. Esta reação desenrola-se durante muito tempo desde que haja cal suficiente e o pH se mantenha superior a 10.

Tratamento de água

A cal hidratada é utilizada no processo de tratamento da água para corrigir a alcalinidade natural e adequar o pH da água. Essa correção é necessária para prevenir a corrosão das tubulações e equipamentos, além de atender a Portaria 518, do Ministério da Saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com