TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendendo a elaborar trabalhos acadêmicos voltados à pesquisa

Por:   •  16/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 2

Curso : Aprendendo a elaborar trabalhos acadêmicos voltados à pesquisa

1 - De acordo com o Módulo um do nosso curso, antes de pensarmos em elaborar um trabalho acadêmico voltado à pesquisa é preciso ter um conceito claro: afinal o que é um trabalho científico?

De acordo com o que você entendeu nesse módulo elabore um texto entre 8 a 10 linhas e explique como a partir dessas leituras você conceituaria um trabalho científico?

Resposta:

O principal objetivo de um trabalho científico para nós acadêmicos é um processo de aprendizagem e formação dos alunos, é de extrema importância e relevância, considerando a experiência primaria dos alunos, contribuindo para a formação do conhecimento, gerando aprendizado e reflexão. É também um meio de avaliar o aluno mediante as suas próprias ideais e observações adquiridas no curso durante os anos de estudos.

O trabalho científico consiste de informações organizadas seguindo padrões específicos, um conjunto de normas técnicas e suas recomendações, normas e recomendações que servem para tornar mais fácil a sua elaboração e sua compreensão, que deve se apresentar de forma harmônica com inicio, meio e fim, devendo haver uma interligação entre esses passos.

E conforme dito na apresentação inicial deste curso.

"Escrever um texto científico, para muitos, é uma árdua tarefa. De fato, elaborar textos coerentes, seguindo uma abordagem metodológica específica, não é fácil, exige o conhecimento de normas técnicas específicas".

Complementando:

E ler muito, pois além de enriquecer o trabalho científico, a leitura proporciona a criação de um dicionário em nossa mente, que é de grande importância tanto em sua vida acadêmica, como pessoal e profissional.

2- Qual o primeiro passo para elaborar um Projeto científico?

Resposta:

Antes de qualquer coisa precisamos saber do que falar então o primeiro passo é o “tema”. A escolha da temática da área em que se esta estudando, é preciso definir uma ideia que será o problema de estudo, ou seja, o objeto do estudo.

3 – No Módulo dois você viu que para se caracterizar um trabalho científico você precisa seguir um regulamento. Um dos requisitos segundo as Normas da ABNT é que todo trabalho tenha os Elementos pré-textuais, Textuais e Pós-textuais.

Faça uma síntese dos Elementos que consideramos o mais importante nessa construção do trabalho, que é o Elemento Textual. Cite cada um deles e explique em que consiste?

Resposta:

Os elementos textuais são o conteúdo do trabalho propriamente dito. São três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusões.

A introdução é a parte inicial do texto onde é apresentado uma visão geral do trabalho, limitado ao assunto tratado, objetivos e elementos necessários para situação do tema.

Desenvolvimentos, nesta parte são descritos os métodos de pesquisa e coleta, são feitas as observações, registro e avaliações referentes ao trabalho, é propriamente dito a definição dos objetivos seu trabalho de pesquisa.

Conclusões é a analise dos resultados encontrados com a pesquisa, objetivos alcançados, considerações finais sobre o assunto estudado e sugestões a partir do resultado da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com