TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem

Tese: Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Existe descrença por parte de alguns professores em relação ao planejamento, estes muitas vezes atribuem uma série de dificuldades para a realização do mesmo. Dessa forma, foi feita uma série de buscas de informações e análises da realidade, se ocorre ou não essa ação pedagógica em uma escola pública de Porto Velha RO, levando em consideração as seguintes problemáticas: Qual a importância do planejamento para a prática docente nas séries iniciais? O plano de aula, realmente é necessário para a aplicação na sala de aula?

Acreditamos que uma boa a aprendizagem é influenciada pela aplicação dessa prática docente na sala de aula e, para estudar este assunto, foi traçado o seguinte objetivo geral: Compreender a importância do planejamento na organização do trabalho pedagógico do professor. Como objetivos específicos:Verificar a sistemática de planejamento vivenciada em uma escola pública de Porto Velho- RO;

Observar se ao planejar o professor leva em consideração a realidade do seu aluno;

Identificar o que poderemos modificar na prática de planejamento visando contextos mais significativos de aprendizagem. Através da investigação e com base nos dados recolhidos através de nossa pesquisa, procuramos obter as respostas mais precisas sobre as questões levantadas.

Este estudo justifica-se pelo fato de ser imprescindível para a minha formação profissional. Trabalhar com esse tema nos leva a analisar como o plano de aula é realmente importante e não apenas uma questão burocrática exigida pelas escolas para aumentar o trabalho do professor. Podermos buscar instrumentos e metodologias capazes de nos auxiliar em atividades futuras e em nossas possíveis prática docente. Poderá também contribuir com outros professores na superação dos problemas provocados pela relação existente na sala de aula e, até mesmo, ajudá-los a repensar sua postura e atuação frente ao educando.

A pesquisa bibliográfica acrescida de campo, através de procedimentos de caráter quantitativo, exploratórios e descritivos, se deu de forma significativa propiciando um contato mais direto com o problema discutido. Tais procedimentos metodológicos tiveram a finalidade de obtermos informações e conhecimentos acerca deste problema que envolve a prática ou não da construção desse plano na prática do docente em sala de aula, levando em conta os atores sociais envolvidos no contexto analisado o que nos permite colher informações pertinentes para desenvolvermos com sucesso esse tipo de pesquisa.

Como referencial teórico, a pesquisa partiu dos estudos realizados no âmbito da teoria crítica literária, por autores como; Vasconcellos, Hadji, Libâneo, Joana Coaracy, Mattos. Esses autores entre outros, teorizaram sobre a necessidade do planejamento no contexto escolar entendendo que a escola tem um importante papel na formação e no desenvolvimento do homem. Um aliado insubstituível dessa concepção de escola é o planejamento educacional que possibilita a ela uma organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvido pelos professores em sala de aula, baseado na necessidade e no conhecimento de mundo dos alunos, que por sua vez são os principais interessados e possivelmente os principais beneficiados com o sucesso nesse tipo de organização metodológica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com