TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Mental

Exames: Aprendizagem Mental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

A Prática Mental Na Aprendizagem

Segundo Magill (2000), a prática mental está relacionada com a capacidade de imaginar, ou seja, a capacidade de formar imagens de uma ação quando solicitada, além da razões fisiológicas e psicológicas para a eficiência da prática mental na aprendizagem e desempenho de habilidades motoras, envolve também um alto grau de atividade cognitiva.

A prática mental pode ajudar a pessoa a responder muitas questões relacionadas ao desempenho sem a pressão que acompanha o desempenho físico da habilidade. Nas etapas finais da aprendizagem, a prática mental pode ser benéfica auxiliando na consolidação das estratégias e na correção de erros.(MAGILL, 2000, p.292).

O conceito de Magill nos faz entender que a prática mental é muito eficiente na aquisição de habilidades, e unindo as duas combinações, prática física e prática mental, os resultados serão ainda melhores. Destacando que a prática pedagógica na Educação Física abre um amplo espaço para a parte física, deixando de lado o trabalho mental da aprendizagem e do desenvolvimento, e assim perdendo valores muito importantes de novos métodos de ensino, tornando o tecnicismo cada vez mais evidente.

Concepção de Vygotsky sobre as teorias que relacionam a aprendizagem e desenvolvimento

Segundo estudos realizados por Vygotsky, o desenvolvimento e a aprendizagem estão compostas basicamente em três grupos.

Conforme Negrine (1994), no primeiro grupo, na concepção de Vygostsky, estão aquelas que partem do pressuposto de que existe independência entre o processo de desenvolvimento e o processo de aprendizagem, nesse caso a aprendizagem seria um processo puramente externo, ou seja, sem ligação ativa com o desenvolvimento, mesmo sendo processos interligados.

O segundo grupo de teorias é totalmente oposta ao primeiro, pois se fundamenta em que aprendizagem é o sinônimo de desenvolvimento. Nesse grupo, no momento em que a criança está executando a aprendizagem, automaticamente o desenvolvimento estará presente. “Para Vygotsky, o problema principal está em saber qual é o processo a que precede e qual é o que segue, já que o princípio que nos rege é a simultaneidade e a sincronização entre ambos.”(NEGRINE, 1994, p.24).

O terceiro grupo de teorias concilia os extremos das duas anteriores, fazendo assim coexistir. “A opinião de Vygostsky dá ênfase à psicologia culturamente transmitida e historicamente configurada.”(NEGRINE, 1994, p.24).

Vygotsky não toma partido por nenhuma dessas três teorias, mas ressalta a terceira teoria. Pelo fato do terceiro grupo conciliar as duas primeiras teorias, considerando desenvolvimento e aprendizagem como interdependentes, ou seja, uma acompanha a outra em todos os momentos. O aspecto que Vygotsky julga ser mais importante nesse grupo é o processo de desenvolvimento e aprendizagem, e no ponto de vista pedagógico o fracasso da disciplina formal, ou seja, as falhas que ocorrem na Educação Física que se predomina o tecnicismo.

A concepção de Vygotsky em relação ao desenvolvimento e aprendizagem é muito importante para quebrar o paradigma tecnicista da Educação Física, e através disso, explorar mais a capacidade de pensamento e desenvolvimento mental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com