TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps - Filosofia Do Direito

Exames: Aps - Filosofia Do Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  2.612 Visualizações

Página 1 de 4

APS 1ª Etapa – Filosofia Geral

QUESTÃO 01

Com a seguinte frase: não se aprende filosofia, aprende-se a filosofar, Kant afirma que:

(A) Para o aprendizado da filosofia, não é necessária uma análise da história da filosofia, mas se deve levar em consideração apenas a atitude crítica frente ao mundo.

(B) A forma de filosofia mais válida e que convém cultivar é a que se refere às questões humanas, em particular, às questões relativas à moral.

(C) A filosofia é um ato de amor e não requer um estudo teórico, desde que se tenha uma disposição afetiva às questões mais originais do ser.

(D) A filosofia tem, entre outras coisas, uma dimensão prática, pois ela pode contribuir para a educação do cidadão e preparar o terreno para a constituição do reino dos fins.

(E) Para a educação filosófica, pode-se dispensar o ensino das ciências, visto que a Filosofia, diferentemente das ciências, ocupa-se apenas em dotar os homens de atitude crítica face às questões não propriamente científicas.

Resposta da questão : letra D

QUESTÃO 02

Não se ensina filosofia; ensina-se a filosofar.

(Kant, I. Manual dos cursos de lógica geral)

Esta célebre frase de Kant expressa de modo sucinto e claro que a filosofia:

(A) é imanente, ao passo que o filosofar é transcendente.

(B) aprende-se apenas através da atitude crítica do indivíduo.

(C) tem utilidade exclusivamente especulativa, mas não pedagógica.

(D) deixa de ser ensinada quando todos se atrevem a filosofar.

(E) deve substituir a memorização pela elucubração.

Resposta da questão : letra B

QUESTÃO 03

Desde a antiguidade, faz-se presente no senso comum a ideia de que a filosofia é inútil. Há um ditado popular que diz "A filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual". Mas os filósofos desenvolveram ao longo do tempo muitos pensamentos sobre a utilidade da filosofia. Por exemplo: para Platão, a filosofia é "um saber verdadeiro que deve ser usado em benefício dos seres humanos para que vivam numa sociedade feliz"; para Kant, a filosofia tem "como finalidade a felicidade humana"; e para Merleau-Ponty, ela serve para "ver e mudar nosso mundo". Seja qual for o modo como se determine a utilidade ou inutilidade da filosofia, diante dessa questão, a primeira atitude propriamente filosófica é:

(A) definir a felicidade proporcionada pela filosofia.

(B) perguntar pelo que significa, nesse contexto, "utilidade".

(C) usar a filosofia para transformar e não para pensar o mundo.

(D) recolher a opinião dos grandes filósofos sobre o tema.

(E) pressupor que a filosofia é um fim em si mesmo.

Resposta da questão : letra B

QUESTÃO 04

A pergunta "o que é filosofia?" normalmente remete a outras confabulações. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e marque "V" para verdadeiro e "F" para falso.

( ) a primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não aos "pré-conceitos," aos "pré-juizos", as fatos e às ideias da experiência cotidiana, ao que "todo mundo diz e pensa", ao estabelecido;

( ) uma segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos;

( ) as faces da atitude filosófica constituem o que se pode chamar atitude crítica, a qual deve apresentar-se separável da noção de racional;

( ) a filosofia inicia sua investigação naquele instante em que abandonamos certezas cotidianas e não dispomos de nada para substituí-las ou para preencher a lacuna deixada por elas;

( ) a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, embora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com