TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Após assistir o filme: “Preciosa”

Por:   •  12/11/2018  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Após assistir o filme: “Preciosa”

  • Discutir e responder as questões:
  1. De acordo com o quadro proposto por Soares (2002), em  qual fase de desenvolvimento Preciosa se encontra em relação ao processo de identidade pessoal e profissional?

O filme conta a história de uma adolescente de 16 anos, chamada por  Preciosa. A garota cresceu e permanece vivendo em um ambiente regrado de violência e hostilidade por todos os lados, além da pobreza e do preconceito, devido ao fato de Preciosa além de ser negra, obesa e ser uma mãe adolescente.

Preciosa está na fase da Adolescência, Período de 14 a 24 anos, estágio de exploração, o processo de identidade pessoal e profissional são: autoconhecimento, Conhecimento do mundo profissional. Experimentação de papéis sociais e ocupacionais na escola.

  1. Qual o tipo de Orientação Profissional e, em qual contexto, poderia ser realizada uma OP com Preciosa? Justifique sua resposta.

A Orientação Profissional poderia ser um programa Integrado ao currículo: seria um tema transversal em todo o currículo, com o objetivo de interligar educação e trabalho. Para o caso em questão (Preciosa), seria interessante programa integrado, pois ela já tem uma vida difícil com dois filhos e sozinha, esse programa facilitaria o processo educacional despertando e fortalecendo  o planejamento da aluna para desenvolver as competências necessárias à construção de seu projeto de vida profissional, sabendo interpretar, avaliar e escolher suas possibilidades, considerando suas habilidades e o cenário real que se encontra.

  1. Desenvolva um Plano de Orientação Profissional hipotético com 8 sessões para ajudar Preciosa a cumprir o objetivo definido pela mesma no final do filme.

No final do filme, Preciosa vai embora com seus dois filhos. Diante dessa situação vamos fazer um Plano de OP com 8 sessões para ajuda lá.

1ª Sessão: Entrevista inicial, apresentação da proposta das sessões, como essa OP poderá ajudar na escolha de uma escolha profissional, na identificação dos critérios que a avaliada possui, dos sentimentos nos momentos de tomada de decisão e do levantamento de facilidades e dificuldades. Esse primeiro encontro é importante  para a compreensão do indivíduo, e estabelecerá a base de todas as etapas que virão depois.

2ª Sessão: O segundo encontro é voltado para o autoconhecimento. Nele, são aplicadas diversas avaliações para que o avaliador possa ter mais referências à sua disposição, do que o avaliado mais gosta, seus objetivos e interesses profissionais, suas competências e seus objetivos.

3ª Sessão: É realizada uma autobiografia para uma tomada de consciência, para que a avaliada consiga se sentir mais segura em relação às suas escolhas.

4ª Sessão: Autoconceito e identidade vocacional, com o que mais se identifica, com as facilidades e dificuldades que cada profissão oferece.

5ª Sessão: Foi feita uma breve apresentação sobre as profissões, fornecendo informações lúdicas acerca das diferenças e atuações.

6ª Sessão: Foi realizada uma brincadeira com cartões, critérios de escolhas profissionais, de acordo com o que cada cartão mais correspondia com suas escolhas, e os que menos correspondiam.

7ª Sessão: Foram realizados testes: Inventario de personalidades; Inventários de valores; testes de aptidão, entre outros para poder avaliar quais as características de personalidade e tendências profissionais para a escolha da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com