TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Organica

Monografias: Arquitetura Organica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  463 Visualizações

O que caracteriza essa casa como orgânica? Ela aproveita o declive do terreno e se assenta sobre as pedras que estão lá desde sempre. Diante da lareira é possível ver, aflorando do piso uma das pedras originais do terreno. Lloyd preferiu não remove-la e assim ela passou a ser um elemento da casa. A casa está situada no meio da floresta. A remoção de vegetação foi mínima e o curso da cascata não foi alterado. Foi a construção que se debruçou sobre a água corrente. A integração com o entorno é vista nos detalhes. Uma das vigas do projeto teve seu traçado mudado para contornar um pinheiro que cresce rente à parede da casa. As pedras das paredes vem da região lembrando assim as casas de pedra tradicionais.

Lloyd foi um precursor da arquitetura sustentável. Seus conceitos de arquitetura orgânica bem expressos na Casa da cascata vão de encontro às propostas atuais de uma arquitetura que preserva o meio ambiente, se integra harmoniosamente a ele e que busca uma qualidade de vida baseada no respeito à natureza.

Todos os cômodos da casa se relacionam com o ambiente externo, o que inclui degraus que levam diretamente à água. Os tetos das salas são baixos, levando o olhar horizontal para fora e os terraços são projetados externamente em ângulos retos, trazendo um elemento escultural à casa, além de cumprirem sua função. Vale a pena ver a perfeição de todos esses detalhes em vídeo:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com