TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Da Filosofia

Ensaios: Arte Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  363 Visualizações

A razão socrática, contudo, é acusada de servir à repressão dos instintos. Nietzsche postulou a questão de uma racionalidade repressiva ao observar que esta está a serviço da ordem e da moral, que representa uma coerção ao indivíduo autônomo. A moral, de acordo com as suas palavras, transformase em "instrumento do instinto de rebanho." Como se pode ver, a razão tor nouse má conselheira, e um veículo da repressão aos instintos mais verdadeiros.

De outra forma, Freud concluiu que o embate do indivíduo com a sociedade é irreconciliável. A isso ele chamou de "malestar da civilização." A razão que foi construída a partir dos gregos quer guiar o mundo conflagrado onde habitamos. Este mundo não tem governo. Mas não existe outro onde possamos viver, a não ser o mundo da desrazão. Podese argumentar que a razão, seja ela grega ou moderna, é sempre repressora: é da sua natureza, se assim se pode dizer.

O AMOR E O PRAZER EM NOSSO TEMPO

O amor da nossa época pretende ser puro prazer; deve encerrarse aí onde teve início, no próprio corpo. Ele tornase dejeto logo após o gozo. Mas, de toda forma, isso não deve ser considerado apenas negativamente, levandose em conta que se trata de um tempo em que o amor às pessoas foi substituído pelo amor às coisas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com