TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte E Ludico

Artigo: Arte E Ludico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Maria Edivalda Ribeiro Aguiar

Tema: A produção e utilização de recursos didático no ensino de geografia nos anos iniciais na Escola de Educação Básica Sargento Francisco de Castro.

Delimitação do Tema:

Sabe-se que o objetivo central da geografia é a compreensão dos processos responsáveis pela conformação e pela ordenação do espaço físico brasileiro e mundial, mediante e identificação das relações que, sob a influencia desses mesmos processos, se estabelecem entre a sociedade a natureza.

Desta forma cada educador deve propiciar atividades significativas que levem a uma aprendizagem de sucesso. Para que isso aconteça é necessário que o professor reflita sua prática pedagógica percebendo o aluno mais que um mero educador executor de tarefa, mas alguém que sente prazer em aprender.

A estreita e delicada relação envolvendo os professores e o livro didático é um assunto sério que compromete toda dinâmica de aprendizagem em sala de aula. Por esse motivo, torna-se necessário uma discussão mais aprofundada em torno dessa temática, uma vez que profissionais insatisfeitos que não interagem com seu objeto de conhecimento não podem promover um ensino eficiente e eficaz.

É fato largamente conhecido, mas sem solução eficaz, que a grande carga horária enfrentada por muitos docentes concursados também contribui para que não haja um planejamento prévio das aulas. Neste caso, a ausência de uma metodologia apropriada, de cursos de aperfeiçoamento profissional, leva-nos a uma situação caótica, em que o trabalho é realizado de maneira mecânica e os alunos são tidos como “tabulas rasas”, meros reprodutores do conhecimento.

Desta forma faze-se necessário repensar a metodologia de ensino, pois sabe-se que quando o aluno tem algum estimulo dentro da sala de aula ele consegue desenvolver um aprendizado melhor.

Questão – Problema:

Qual a importância da produção e utilização de recursos didáticos no ensino de geografia nos anos iniciais.

Hipóteses

01 – Ausência de motivação por parte dos alunos com relação à geografia e a falta de incentivo por parte de professores e familiares dos alunos.

02- Práticas pedagógicas pouco significativas para o aluno, dificultando a interação entre professor e alunos e, por conseguinte, à aprendizagem.

03 – Limitações no percurso de formação para melhor desenvolvimento da habilidade dos alunos na Geografia.

Justificativa

Na perspectiva de mudança e de melhorias na qualidade da educação, o presente estudo trata do problema: A produção e utilização de recursos didáticos no ensino de geografia no ensino médio, pois sabe-se que o os recursos didáticos promovem discussões e favorecem o desenvolvimento de uma atitude propositiva perante os temas abordados. Podem conter ou permitir ao professor planejar atividades em que os alunos são convidados a informar, comunicar e influenciar colegas, funcionários da escola, os familiares e a comunidade mais ampla na sua compreensão de que todos fazem parte dos assuntos e problemas discutidos pela escola, tais como a conservação ambiental, a relação entre qualidade de vida e saúde, a valorização da pluralidade cultural e da diversidade ambiental, o ingresso no mundo do trabalho e as desigualdades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com