TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE E O LUDICO

Por:   •  2/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  7.777 Visualizações

Página 1 de 7

Arte e Lúdico

       A arte e o lúdico são explorados nos anos iniciais do Ensino Fundamental? De que maneira isso ocorre? A escola dispõe de recursos materiais para que o professor possa utilizar em sala de aula? Quais recursos? Qual o papel da Arte e do Lúdico no processo de ensino e aprendizagem?

      Nos anos iniciais do Ensino Fundamental cresce a cada dia o número de trabalho que se propõem a refletir sobre esta fase. Ainda se encontram muitas lacunas no modo como o ensino-aprendizagem vem sendo desenvolvido na prática.

      Kramer (1994), afirma que os professores devem estar em permanente formação, pois assim terão oportunidades de construir e reconstruir suas práticas pedagógicas. Neste sentido é preciso que os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental tenham acesso ao conhecimento produzido na área do Ensino Fundamental e da cultura em geral para repensarem suas práticas pedagógicas.

      Transportar o lúdico e a arte para a educação nos anos iniciais significa favorecer a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural facilitando os processos de interação, expressão, comunicação e de construção do conhecimento. Uma nova forma de reconhecer a relação das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental com a ate e o lúdico tem tornado possível um novo conceito de aprendizagem e na nova forma de ação pedagógica.

       A escola é repleta de recursos materiais para que o professor em sala de aula favoreça o estabelecimento de uma comunicação significativa entre a criança e a arte. Em sala de aula o professor deverá prover condições de desenvolvimento da livre expressão, da autenticidade e da espontaneidade da criança por meio do desenho, da modelagem, da construção, despertando o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação como forma de conversação e expressão. Em sala de aula é possível a exploração e manipulação de materiais com diferentes texturas e espessuras de meios como tintas, água, areia, terra, argila, massinhas, papel e de variados suportes gráficos, papelão, caixas,etc...

      Além das produções artísticas dos alunos que contagia a todos com suas cores, formas, texturas, beleza há também um envolvimento significativo por parte deles e dos educadores com obras de arte de artistas famosos, conhecendo a biografia. É possível também o professor em sala de aula apresentar aos alunos obras importantes, dos desafios e conquistas dos artistas selecionados por meio de livros, fotos, filmes. Há na escola uma infinitas oportunidades para a utilização das artes, mas às vezes os professores, por comodidade não promovem projetos relacionados às artes, para eles nos anos iniciais do Ensino Fundamental é perda de tempo, pois a criança tem que aprender “a ler” e “escrever”, “aprender” matemática, (numeração, adição, subtração, multiplicação e divisão). Eles esquecem que quanto mais uma criança é colocada em contato com obras de artes, maior será o desenvolvimento de seu processo de percepção visual, de sua capacidade de reflexão e de construção de um olhar mais sensível. A construção de capacidade de criação nos Anos Iniciais é uma forma do aluno manifestar a sua compreensão da realidade que o cerca, de exercitar sua inteligência ao criar, alterar, organizar e reorganizar elementos plásticos. Na sua interação com o mundo ele vivência inúmeros contatos com experiências estéticas que envolvem idéias, valores e sentimentos. Assim a arte faz parte da formação integra do indivíduo e não pode ser desconsiderada no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

      Como diz Rubens Alves (2003),para suas netas, em uma de suas crônicas que aqui estendemos a todas as crianças [...] Michelangelo, Rafael, Leonardo da Vinci. [...] Peçam a seu pai ou a sua mãe, OUA sua professora para lhes contar histórias sobre esses homens. Se eles não souberem, que tratem de saber! Se nos programas da escola de vocês não houver lugar para falar sobre esses homens, reclamem com a diretora! Enviem uma carta à Secretaria de Educação, reclamando! Vocês tem o direito de saber. Eles tem o dever de ensinar.

      Neste sentido a arte é considerada grande leque de conhecimentos com grandes possibilidades pedagógicas, com plena oportunidades de manifestações de um trabalho diferenciado com qualidade.

      Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Arte (1997), no Ensino Fundamental em todos os ciclos dão à área de Artes uma grande abrangência, propondo quatro modalidades artísticas:

1 – Artes Visuais – com maior amplitude que Artes Plásticas, englobando artes gráficas, vídeos, cinema, fotografia e as formas de produção resultantes das novas tecnologias, como artes em computador;

2 – Música;

3 – Teatro

4 – Dança que é demarcada em uma modalidade específica.

      Nestas considerações o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas tanto por ele quanto pelos colegas, pela natureza e nas esculturas.

      A ludicidade é qualquer atividade que nos dá prazer ao executá-la. Através de ludicidade a criança aprende a conviver, a ganhar e perder, a esperar sua vez, lidar com as frustrações, conhecer e explorar o mundo. Ela facilita a convivência entre a criança e o professor. A ludicidade se processa em torno como, das necessidades individuais, recrear é educar, pois permite criar a satisfazer o espírito estático do ser humano, oferece ricas possibilidades culturais (BRANDÃO,2004).

      Neste contexto o lúdico tem um papel especial na estrutura do psiquismo do aluno. É no ato de brincar que ele utiliza elementos da fantasia, do imaginário e da realidade e tem possibilidades de separar o real do imaginário. Assim é através da ludicidade que o aluno desenvolve a imaginação como também fundamentos afetivos elabora conflitos e ansiedades. Ele assumi múltiplos papéis. O Lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana. Na idade infantil e também na adolescência a finalidade das atividades lúdicas é essencialmente pedagógica. Geralmente muitos jovens se não aceitam a escola e o ensino tendo em vista que ela não é prazerosa, isto é, não é lúdica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com