TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ludico, a historia da arte e a organização didatica

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 O LUDICO, A HISTORIA DA ARTE E A ORGANIZAÇÃO DIDATICA        

2.1 O LUDICO        

2.2 A HISTORIA DA ARTE        4

2.3 A ORGANIZAÇÃO DIDATICA        5

3 AUTOR PABLO PICASSO (1881-1973) _        6

3.1 PRODUÇÃO E OBRA        6

3.2 IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA        7

4 CONCLUSÃO _        9

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

A contribuição lúdica para as crianças atualmente é essencial para a aquisição de conhecimento educacional, por meio de histórias e brincadeiras há uma transmissão grande aprendizados morais e éticos. As crianças estão ligadas a um mundo individualista e cheio de tecnologias, e para reverter essa situação há necessidade de as famílias e as escolas fazerem um trabalho conjunto para mudar os pensamentos relativos à globalização juntamente com as brincadeiras.

A produção demonstrará a importância que a arte tem na vida da criança e o apoio do educador neste processo. Algumas atribuições da arte visual na educação infantil, é que ela permite que a criança expanda seu conhecimento, suas desenvolturas e a descoberta de suas potencialidades, por meio da arte a criança expressa suas emoções, receios e frustrações.

O trabalho trará em seu corpo a apresentação do lúdico, da história da arte e da organização didática conforme solicitado nos objetivos, apresentará ainda ligação à produção textual individual no qual irá mostrar um autor, sua produção e obra, e para completar o conhecimento uma releitura de sua obra, por fim será feita uma análise da importância da formação estética na formação das crianças.


  1. O LUDICO, A HISTORIA DA ARTE E A ORGANIZAÇÃO DIDATICA

  1. O LUDICO

O lúdico remete-se a jogos e divertimento, por isso, atividades lúdicas traz entretenimento, dá prazer e diverte os envolvidos no processo. O conteúdo lúdico é essencial para a aprendizagem, porque, incuti às crianças a noção de aprender ser divertido, potenciam a criatividade e desenvolvem o intelectual da criança. Caillois (1986) afirma que o caráter gratuito presente na atividade lúdica é a característica que mais a deixa desacreditada diante da sociedade moderna. Entretanto, enfatiza que é graças a essa característica que permite que o sujeito se entregue à atividade despreocupadamente.

Refere-se ainda a uma dimensão humana que evoca os sentimentos de liberdade e espontaneidade de ação. Abrange atividades despretensiosas, descontraídas e desobrigadas de toda e qualquer espécie de intencionalidade ou vontade alheia. É livre de pressões e avaliações.

As atividades lúdicas podem ser executadas de várias maneiras e possuem características distintas, como: dar oportunidade para que as crianças possam brincar sem requisição de desempenho, excita o desenvolvimento da competência de concentrar a atenção e de constituir uma vida interna essencial, instiga a operabilidade da criança beneficiando assim o seu equilíbrio emocional, proporciona a manifestação de habilidades, alimentar o intelectual humano, faz com que haja estimulação da criatividade e há chances de oportunizar o crescimento das experiências .

  1. HISTÓRIA DA ARTE

A história da arte está vinculada à cultura a todos os tipos de sociedade. Por isso passa por todos os períodos da história, criando e contando o passado e reinventando a atualidade. A arte está presente por todos os lados e com ela é constituído a história de uma sociedade. Cada artefato artístico proporciona um objetivo. Desde a pré-história, o homem sempre inventava objetos que o auxiliassem a superar as suas necessidades e a vencer desafios.

A arte pode ser determinada como fruto da concepção do homem e de suas estimas junto à sociedade. Dentro dela permanecem vários métodos e técnicas usadas para construir uma obra. Ela é uma necessidade que faz o homem se comunicar e pensar a cerca de questões sociais e culturais dentro da sociedade.

A arte pode ser identificada de todas as formas: arquitetura, música, cinema, teatro, dança, pintura, artesanato, etc.

  1. ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA

A organização didática compreende o conjunto de decisões coletivas, essenciais para a elaboração de atividades escolares e assim proporcionar a metodologia pedagógica da escola. Ela é constituída por níveis e modalidades de ensino da educação básica, dos fins e objetivos da Educação Básica em cada nível e modalidade de ensino, da organização curricular, estrutura e funcionamento, da matrícula, do processo de classificação, o processo de reclassificação, da transferência, da frequência, da avaliação, da recuperação de estudos e da promoção, do aproveitamento de estudos, da adaptação, da revalidação e equivalência, da regularização da vida escolar, do calendário escolar, dos registros e arquivos escolares, da eliminação de documentos escolares, da avaliação institucional e dos espaços pedagógicos.


  1. AUTOR PABLO PICASSO (1881-1973)

Nascido na cidade de Málaga, em 25 de outubro de 1881, Pablo Ruiz Picasso – pintor espanhol naturalizado francês – tornou-se um dos mestres das Artes Plásticas do século XX, pois era ainda escultor, artista gráfico e ceramista. Seu talento foi de certa forma herdado de seu pai, professor de desenho e eventualmente pintor, e não tardou a ser reconhecido logo no início, quando o artista tinha apenas quinze anos e, surpreendentemente, seu próprio ateliê.

Sua galeria de criações artísticas atinge o nível de milhares de obras, e ele é um dos mais renomados artistas em todo o planeta. Picasso chegou a Paris em outubro de 1900, cidade que ele imediatamente adotou como seu novo lar, o núcleo de toda produção da vanguarda artístico-cultural. A princípio, ele seguiu caminhos convencionais, transitando da Fase Azul (1901-05), caracteristicamente melancólica, na qual ele aborda a cegueira, a pobreza, a alienação e o desespero, para a alegre e sensível Fase Rosa (1905), quando se apaixona por Fernande Olivier.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com