TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Diversidade Cultural

Trabalho Escolar: Artigo Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  3.464 Palavras (14 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 14

DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR

Juliana Aparecida Soares

Juliana Sousa e Brito Sabino Daminelli

Lucilene Kiilh

Profª Vilma Aparecida Pacheco Stolaric

Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco

Curso de Pós-Graduação lato sensu em Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso

06/10/2012

RESUMO

Este artigo tem a finalidade de relatar sobre a Diversidade Cultural na Escola, onde de acordo com a obra Políticas Públicas para a Educação Brasileira ela surge como uma questão de direito no sentido de orientar e organizar a prática educativa.

Para buscar respostas ao problema levantado neste artigo, foi realizada uma pesquisa com professores e alunos, relatada em anexo. Constatou-se que diante de tais diversidades culturais é necessário por parte do professor um olhar diferenciado para seu planejamento, bem como para o currículo escolar, através de adaptações aos conteúdos e atividades desenvolvidas em sala de aula; e por parte da escola é necessário garantir aos seus alunos um ambiente favorável a troca de experiências, respeito às diferenças, a realidade local e a diversidade cultural, o que tem sido um dos grandes desafios da educação na atualidade, oportunizando a todos o desenvolvimento de habilidades e competências além de quebrar as barreiras do preconceito e da discriminação.

Palavras - chave: Diversidade Cultural; Escola; Professor/Aluno.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo tem a finalidade de relatar sobre a Diversidade Cultural na Escola, onde a mesma passa a ser mais um dos desafios que o professor enfrenta. No contexto das políticas públicas educacionais, de acordo com a obra Políticas Públicas para a Educação Brasileira: Diversidade e Inclusão na Escola – Aspectos Gerais, o conceito de diversidade surge como uma questão de direito, constituindo uma forma de entender a educação, ao tempo em que alimenta os seus objetivos, a organização das instituições escolares e a estrutura do próprio sistema de ensino. A diversidade age no sentido de orientar e organizar a prática educativa, dotando-a de conceitos e conteúdos e de uma visão crítica para entender a cultura, a sociedade e os vínculos sociais que a constroem. A diversidade é, pois, uma cultura que a educação é solicitada a tornar possível.

Para buscar respostas ao problema levantado neste artigo, Foi realizada uma pesquisa no contato direto com professores e alunos, os quais responderam um questionário sobre a Diversidade Cultural na Sala de Aula, relatada em anexo.

Este artigo com classificação analítica, natureza: pesquisa básica, abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios, fundamentação técnica, bibliográfica e de levantamento; contendo considerações sobre Diversidade Cultural, Tipos de Diversidades Cultural existentes em sala de aula, Posição do professor frente à Diversidade Cultural, Pesquisas com professores e por fim Relatos da pesquisa.

2 Conceito de Diversidade Cultural

Nos dias atuais sabemos que conviver com a diversidade cultural existente e presente à nossa volta, faz-se necessário; porém, isso não é fácil, pois homens e mulheres são diferentes, pensam e agem de forma diferente, assim como jovens, adultos. Muitas vezes quando os pensamentos são diferentes, isso pode gerar conflitos violentos.

Segundo Gurgel [...] “temos que aprender a conviver, a respeitar e até utilizar para nossa vida pessoal e profissional as diferenças culturais. O homem contemporâneo é chamado a aprender não só a aceitar a diversidade, mas a utilizar essa diversidade para seu crescimento pessoal”.

Ainda conforme Gurgel, “a intolerância com a diversidade cultural torna o relacionamento entre as culturas diferentes, tenso, deformado, cheio de ruídos, gerando “pré-conceito” e modelos mentais estereotipados sobre o mundo e as pessoas, levando algumas culturas a se considerarem superiores em relação a outras”.

Segundo a obra Políticas Públicas para a Educação Brasileira: Diversidade e Inclusão na Escola – Aspectos Gerais, o conceito de diversidade:

[...] está relacionado com as aspirações dos povos e das pessoas à liberdade para exercer sua autodeterminação. Está ligado ainda à aspiração de democracia e a necessidade de administrar coletivamente realidades sociais que são plurais e de respeitar as liberdades básicas. A diversidade é também vista como estratégia para adaptar o ensino aos estudantes.

No contexto das políticas públicas educacionais, de acordo com a obra Políticas Públicas para a Educação Brasileira: Diversidade e Inclusão na Escola – Aspectos Gerais, o conceito de diversidade:

[...] surge como uma questão de direito, constituindo uma forma de entender a educação, ao tempo em que alimenta os seus objetivos, a organização das instituições escolares e a estrutura do próprio sistema de ensino. A diversidade age no sentido de orientar e organizar a prática educativa, dotando-a de conceitos e conteúdos e de uma visão crítica para entender a cultura, a sociedade e os vínculos sociais que a constroem. A diversidade é, pois, uma cultura que a educação é solicitada a tornar possível.

De acordo com Gurgel “[...] não basta só está na Lei, é preciso um esforço no sentido de se reeducar a sociedade, almejando-se uma mudança de concepção. Pois, se mudarmos o modo de pensar (e de ver), mudamos o modo de agir (e reagir). Não se pode esperar que todos nós sejamos iguais a fim de sermos aceitos”

Apesar da pluralidade cultural e das diferenças existentes entre os seres humanos, onde cada indivíduo possui uma identidade, personalidade, características, traços culturais, idéias e opiniões diferentes, percebemos ainda uma grande dificuldade da sociedade em si de superar o desafio de conviver com o “diferente”, já que vivemos em uma sociedade cheia de estereótipos e padrões. Desta forma, é preciso que haja uma educação voltada para a superação destas questões e desafios arraigados na sociedade e em nossas mentalidades.

.

2.1 PRINCIPAIS TIPOS DE DIVERSIDADE CULTURAL QUE OCORRE EM SALA DE AULA

Ao falarmos de Diversidade Cultural, logo nos remete a idéia de “diferença”, muito presente na sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com