TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré projeto artigo Leitura no Ensino Superior

Por:   •  31/5/2015  •  Artigo  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  1.442 Visualizações

Página 1 de 4

O ATO DE LER NO ENSINO SUPERIOR

O ATO DE LER NO ENSINO SUPERIOR

Projeto de pesquisa solicitado para avaliação parcial na disciplina Metodologia de Pesquisa Científica, no Curso de Docência do Ensino Superior.

PROJETO DE PESQUISA

1 Tema

O ato de ler no ensino superior.

2 Problema        

Como a falta de leitura dos alunos no ensino superior prejudica na sua formação?

3 Hipótese

O tempo dedicado à leitura é inferior ao tempo dedicado à TV, com isso, extrapola o tempo necessário para qualquer outra atividade cultural que o jovem deveria ser exposto.

4 Objetivos

   4.1 Geral

Proporcionar uma reflexão sobre o impacto da falta de leitura e o excesso de TV e outros meios de comunicação na vida dos jovens do país.

    4.2 Específicos

Contextualizar a importância da leitura com o comportamento leitor no Brasil.

Relatar a relação da televisão com a falta de leitura.

Descrever o processo do hábito de leitura no aluno de ensino superior.

5 Justificativa        

Se saber não ocupa espaço o que acontece, então, com as pessoas que cada vez resumem-se e contentam-se apenas com o pouco que lhe é oferecido?

O conhecimento, a visão de mundo e aquilo que carregamos são únicos. Cada um carrega o dom e o conhecimento que adquiriu no decorrer de sua vida. A Ciência da Informação, por sua vez, está sendo desafiada a pensar a globalização do mundo.  No fim do século XX, quando se anunciava o século XXI, ela já se defrontava com dilemas que se abrem com a globalização das coisas, pessoas e ideias. Existem processos e estruturas sociais, econômicos, político-educacionais, culturais e outros que apenas começam a ser estudados. Além de abordar a questão regional e nacional, colocam-se problemas novos e fundamentais como sendo uma questão comportamental que requer a atenção de pais e educadores para que as novas gerações não sofram ainda mais com a falta de informação e conhecimento acometidos na atualidade.

A questão comportamental é abordada e pode ser exemplificada de uma forma muito simples: os franceses lêem cerca de sete livros por ano, enquanto no Brasil a média é de um e meio. Nem sequer a segunda leitura é concluída. É muito mais fácil ligar a TV do que abrir um livro para ler.

Essas questões, atreladas a tantas outras, geram uma série de problemas. Aqui serão abordadas alguns aspectos da falta de cultura, de leitura e o excesso do mal uso da televisão.

6 Procedimento metodológico

O artigo terá como base metodológica a experiência educacional do autor, uma bibliografia pertinente ao assunto e uma vasta pesquisa de campo na área da Língua Portuguesa e na dificuldade que os alunos têm para ler e escrever.

7 Revisão teórica        

 

    7.1 A importância do ato de ler

A aprendizagem da leitura sempre se apresenta intencionalmente como algo mágico, senão enquanto ato, enquanto processo da descoberta de um universo desconhecido e maravilhoso.

  "ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém educa a si mesmo; os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo" - Paulo Freire

    7.2 A relação entre a TV e os meios de comunicação e o Ato de Ler

Através do hábito da leitura, o homem pode tomar consciência das suas necessidades, ou seja, nesse momento temos um “auto educar-se”, promovendo a sua transformação e a do mundo. O livro pode ser considerado como precioso recurso de ensino. No entanto, não é tão popular como o giz, o quadro negro, o lápis e o caderno e muitas. É grande o número de livros editados, com inúmeros títulos diferentes que poderiam ser bem utilizados, concorrer para a melhoria da qualidade do ensino. O que acontece é a substituição, muitas vezes do hábito da leitura, seja em escolas, universidades ou mesmo no convívio familiar, do livro pela TV ou outros meios de comunicação.

7.3 Um problema difícil de resolver

O que se pergunta, dentro de uma dimensão pedagógica é "Como desenvolver o hábito da leitura em nossos alunos quando o professor, na sua formação profissional, não aprendeu os procedimentos pedagógicos para este fim, sendo que ele próprio não possui o hábito da leitura?"

“A motivação para leitura envolve curiosidade e abertura a novos conhecimentos e informações. Os alunos lêem normalmente para as provas e estas leituras são sempre escolhidas pelo professor. Lêem e estudam apenas para passar de ano ou tirar nota, não para aprender”. Pierluigi Piazzi (2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com