TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Empreendedorismo

Trabalho Universitário: Artigo Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

Tema: Mortalidade das micro e pequenas empresas.

Titulo: Problemas e fechamentos.

Introdução

O micro e pequenas empresas representam cada ano uma maior participação na economia, se destacando como grandes geradores de emprego e renda. Mas a uma situação que promete o micro e pequenas empresas, os altos índices de mortalidade precoce que atinge as empresas. Segundo a SEBRAE, 31% das empresas abertas não ultrapassam o primeiro ano de atividade. As empresas encerram suas atividades não só por causa de uma única causa, isso gera vários fatores, como falhas e problemas não resolvidos no momento certo, que atribui para a paralisação das empresas, através do tempo tornaram um problema crônico nas organizações em quase todos os seus aspectos. Novos negócios nascem a cada ano com um só motivo ganhar dinheiro e tentar ingressar no mercado de trabalho, mas sem nenhum planejamento, as micros e pequenas empresas fecham ou falem por causa de falha no plano de negócio ou por falta de criatividade.

Desenvolvimento

A vida de empreendedores no mercado de trabalho cada vez mais está diminuindo por falta de criatividade e inovação nos seus negócios, que se fecham antes de um ano de atividade por falta de planejamento na estrutura da empresas e o lucro passa a ser negativo.

As micros e pequenas empresas têm influências diretamente na economia do país, abrem também uma grande porcentagem de emprego para as populações. Segundo o SEBRAE os altos índices de mortalidade precoce que atinge as empresas, com uma margem de 31% de empresas abertas, não ultrapassam o primeiro ano. Um dos erros mais comuns é também o mais sério, o de confundir os gastos pessoais com os gastos das empresas. Investimento sem planejamento, sem uma avaliação precisa, ausências de controles de custos, estabelecerem prazos de venda sem levar em conta o capital, acumular dividas, etc, são os maiores problemas das empresas com um mau planejamento de mercado.

De acordo com a DNRC (Departamento Nacional de Registros Comerciais), a média anual de novas empresas chega a 440 mil na última década que é responsável pela maioria das empresas nos postos de trabalho abertos por terceirizados e dos avanços de novas tecnologias. A chave do sucesso está no planejamento, no acompanhamento diário dos negócios e principalmente na inovação. Atualizar seus produtos e usar novas tecnologias é ações mais importantes, hoje no mercado de trabalho. Inovação das empresas é um assunto que deixa qualquer empreendedor com dor de cabeça, e com as exigências do mercado, fazem com que as micros e pequenas empresas não vejam os lucros retornarem para terem novas criatividades e produtos renovadores.

Os motivos são vários das mortalidades das micros e pequenas empresas, mas o que mais destaca é a falta de planejamento ou por simples vontade de ter seu próprio negócio. Para conseguir abrir seu negócio o empreendedor tem que ter inovação no mercado com os produtos, principalmente dinheiro.

Nas últimas pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio das Micros e Pequenas Empresas de São Paulo, as empresas conseguiram melhorar sua sobrevivência no mercado, um dos motivos foi o grau de escolaridade que permite os empreendedores ter um melhor planejamento na gestão básica dos negócios. Uma pesquisa revela que os empreendedores apontam a falta de clientes, o capital, concorrências e burocracia de impostos que são os obstáculos encontrados no primeiro ano, sobre a forma de obter financiamento para montar os negócios. Não foi a alta carga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com