TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Gestão De Pessoas

Artigo: Artigo Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

É essencial que as empresas se preocupem com seus funcionários e com toda sua estrutura para que o trabalhador possa desenvolver ainda melhor suas funções. A gestão de pessoas é cada vez mais importante dentro de uma empresa, tornando-se o agente de transformação da organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implementação das mesmas.

A empresa que opta pela vanguarda em gestão de pessoas, certamente obterá resultados benéficos a sua organização, aumentando a produtividade, garantindo a sobrevivência do negócio e gerando satisfação aos seus empregados.

Os Recursos Humanos, mais conhecido como RH da empresa, é o principal responsável por garantir, que os funcionários possam exercer bem suas funções garantindo seus direitos e deveres, visando a satisfação plena dos funcionários, como a da empresa, desde a contratação, treinamento e monitoramento. O processo de gestão de pessoas envolve processo de provisão, de aplicação, de manutenção, de desenvolvimento e de monitoração, aonde trabalhamos com pessoas diferentes e com personalidade própria, com capacidade suficiente para conduzir a empresa ao sucesso. Quando falamos de gestão de pessoas, envolvemos todos os seres humanos que fazem parte da empresa, donos e empregados, os donos visam à sobrevivência, o crescimento, a produtividade, redução de custos, qualidade, participação no mercado e clientes. Já seus funcionários, esperam receber bons salários, melhores benefícios, segurança e satisfação no trabalho. Respeito, e oportunidade de crescimento, são dois lados que devem trabalhar sempre juntos, porque um precisa do outro.

Com a preocupação voltada para o ser humano em seu ambiente de trabalho, é importante que a gestão de pessoas seja colocada em pratica com êxito, para que se consiga criar um bom e produtivo ambiente de trabalho, onde não só a empresa se beneficie, mas também seus empregados, e que eles possam se sentir felizes em trabalhar, atingindo o pleno sucesso da empresa e satisfação pessoal.

PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS

Chiavenato (2004) define que a gestão de pessoas nas organizações é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas – empregados, funcionários, recursos humanos ou qualquer denominação utilizada – para alcançar os objetivos organizacionais e individuas. Os nomes como departamento pessoal, relações industriais, recursos humanos, desenvolvimento de talentos, capital humano ou capital intelectual são utilizados para descrever a unidade, o departamento ou a equipe relacionada com a gestão de pessoas.

Segundo Universia (2005), as questões sobre gestão de pessoas são extremamente importantes. O fato de toda a organização estar baseada em pessoas mostra o quanto é importante à área de recursos humanos. São as pessoas que definem metas de vendas, planejam e vendem produtos, e a forma de administrar essas pessoas influencia de total maneira no desempenho geral da organização. O grande desafio das empresas de hoje é administrar bem seus recursos humanos, pois são as pessoas que obtém e mantêm vantagens competitivas, é preciso saber como selecionar e desenvolver líderes, como atender melhor os clientes, como recompensar o bom desempenho, como controlar os custos de mão de obra e ao mesmo tempo manter um tratamento justo aos empregados. Universia (2005), ainda destaca que deve ser feito um bom diagnóstico sobre gestão de pessoas na organização. Um levantamento das condições organizacionais que são enfrentadas; planejar os objetivos na área de gestão de pessoas juntamente com os objetivos da organização; avaliar os resultados constantemente. O processo de gestão de pessoas envolve: Processo de Provisão, Processo de Aplicação, Processo de Manutenção, Processo de Desenvolvimento e Processo de Monitoração.

PLANEJAMENTO E RECRUTAMENTO DE PESSOAS

De acordo com Fae (2007), o recrutamento de pessoas visa atrair candidatos para determinadas vagas disponibilizadas pela organização, onde serão selecionados participantes para uma futura seleção. O recrutamento pode ser interno ou externo ou, seguir novas tendências e-recruting (forma das empresas de contratarem pela internet).

Ainda para Fae (2007), o Recrutamento Interno envolve promoção ou transferência dos funcionários de uma organização, apresentando uma série de vantagens, como o fato da pessoa já estar familiarizada com a empresa, informações mais precisas sobre o candidato e uma melhora na moral do funcionário. Mas pode apresentar também algumas desvantagens como um novo treinamento, a promoção pode gerar ressentimentos por parte dos outros funcionários e a redução da inovação no trabalho.

O Recrutamento Externo é iniciado por intermédio de anúncios, agências de emprego, propaganda e outros. Fae (2007) destaca que a pessoa, em toda a sua complexidade, é principal recurso do processo de seleção. Portanto a empresa estará admitindo toda a sua historia e sua carga emocional, e não apenas um mero funcionário. Dessa forma a vida pessoal deve ser considerada na hora da seleção.

Para Gestaoerh (2007), depois da eliminação de alguns currículos, o selecionador terá um enorme esforço para não deixar se influenciar. As informações dos currículos serão verificadas após uma série de testes e entrevistas principalmente as informações sobre idiomas. Nessa hora vale muito a intuição sobre as pessoas. Tanto entrevistador como o entrevistado tenta agir da forma que imagina que o outro gostaria.

Por fim, Fae (2007) destaca que a entrevista seja bem maneada pelo selecionador. O selecionador dever ser um investigador durante todo o processo. Devem ser elaboradas várias hipóteses onde o selecionador deve observar pensar e imaginar e não apenas ser um verificador de dados.

DESENHO E ANÁLISE DE CARGOS

Segundo Tegon (2007), cargo é à base da aplicação das pessoas dentro das tarefas da organização. O cargo é composto de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, e para desempenhar suas funções ela deve ter uma posição definida dentro do desenho da organização. Para desenhar quatro condições são fundamentais. Conteúdo do Cargo: tarefas e atribuições a desempenhar; Métodos e processo de trabalho: como serão realizadas as tarefas; Subordinação: a quem se reporta; Autoridade: quem irá supervisionar ou dirigir.

REMUNERAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com