TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Militar

Monografias: Artigo Militar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

Aprendemos que o problema fundamental da economia é a escassez. A economia é a ciência que estuda a maneira como esses recursos escassos são distribuídos com o objetivo de produzir bens e serviços para atender o consumo da sociedade.

a) A partir do conteúdo estudado, você diria que o conceito de escassez implica em escolha? Por quê? Seu texto deve ter no mínimo 8 linhas. (1,5 pontos)

R: Sim. escassez implica a necessidade de escolha, mas a escolha implica a existência de custo. Ou seja, a decisão de ter mais de uma coisa requer a decisão de ter menos de uma outra coisa qualquer. Temos que administrar os recursos que são cada vez mais escassos e nossas necessidades são cada vez ilimitadas e é importante saber que todos os fatores de produção problema da decisão de escolha de produções e consumos a realizar.

Um exemplo de escolha que dou é que sabemos que um dia as reservas de Petróleo podem acabar e o homem está desenvolvendo combustíveis alternativos como: Carro movido a água, movido a eletricidade etc.

b) Em caso positivo, dê dois exemplos citados no texto que caracterizam a necessidade de escolha em situação de escassez. Seu texto deve ter no mínimo 10 linhas. (1,5 pontos)

R. O primeiro exemplo que cito é já ter a preocupação de realizar a reciclagem vai ficar cada vez mais importante.

O segundo exemplo é reduzir o consumo de dependência do metal raro.

Diante desses dois exemplos citados e diante de uma situação de escassez e tendo em vista que as necessidades humanas são ilimitadas e os recursos econômicos escassos, para que um bem seja considerado como bem econômico tem que satisfazer simultaneamente as duas condições anteriores: satisfazer necessidades e existir em quantidades limitadas. Os bens e serviços produzidos são escassos face à natureza ilimitada das necessidades humanas. Ou seja, os bens e serviços são produzidos com a utilização de fatores de produção que existem em quantidades limitadas.

2. Leia atentamente o texto a seguir e, considerando seus estudos até aqui, desenvolva a atividade que será proposta:

Ninguém acredita em oferta e procura

28 de dezembro de 2010 | 18h17

Paul Krugman

A questão do preço das commodities é curiosa; tenho recebido muita correspondência na linha do "Bem, o que é? Impressão excessiva de dinheiro ou ganância?" Mas por que teria de ser uma dessas? Por que não ser apenas uma questão de oferta e procura?

O que estamos vendo, afinal, é um aumento no preço das matérias-primas em relação ao de outros bens e serviços. Isso é o que normalmente acontece durante uma recuperação cíclica e não há nenhuma razão óbvia para ver nisso um sinal de uma inflação fatídica (a menos que se esteja determinado a ver esses sinais).

O que dizer de especulação e manipulação do mercado? Essas coisas acontecem; leitores antigos devem se lembrar de que em 2000-2001 eu estava realmente sozinho quando disse que a crise de eletricidade na Califórnia estava sendo causada por manipulação e não por uma real escassez, uma interpretação posteriormente confirmada por gravações reais de traders dizendo para usinas de energia fecharem.

Mas, eu estava e continuo cético sobre a história de especulação em 2007-2008, pela falta de evidências da acumulação de estoques; e, desta vez, o fato de que os preços ainda estão bem abaixo do pico anterior sugere que não pode haver toda essa manipulação envolvida.

Basicamente, isso parece um rápido crescimento da demanda em mercados emergentes (mas não aqui) colidindo com uma oferta limitada. E é curioso ver pessoas tanto de direita como de esquerda vendo algo de perverso e maligno na oferta e procura em ação.

Extraído do site do Jornal Estado de São Paulo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com