TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo "Processo, que processo?"

Artigo: Artigo "Processo, que processo?". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Artigo  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 10

Artigo “Processo, que processo?” José Ernesto Lima Gonçalves

1 - Muitas empresas não têm uma noção clara dos passos a seguir para organizarem por processos. Comente a afirmação.

Isso acontece porque muitas empresas não estão certas da decisão a tomar a respeito da sua estrutura por processos e podem beneficiar-se de um raciocínio que as ajude a decidir. Entretanto, há também o fato de não saberem ao certo o que significa serem organizadas por processos e as que não têm certeza se sua forma organizacional atual é adequada para a gestão por processos. Todavia, são necessários esclarecimentos sobre o assunto para que as empresas possam analisar as vantagens da gestão por processos.

2 - Como enxergar os processos?

Muitos processos das áreas não fabris das empresas não são prontamente reconhecidos porque são pouco visíveis. Nos e

escritórios os fluxos de trabalho são conduzido pelos cabos de rede informatizada, e não é tão facilmente observável o deslocamento do trabalho sendo realizado. A distinção entre os processos de negócios e processos auxiliares ou de suporte essenciais da empresa. A análise dos processos nas empresas implica a identificação das diversas dimensões desses processos: fluxo, sequencia das atividades, espera e duração do ciclo, dados e informações, pessoas envolvidas relações e pendências entre as partes comprometidas no funcionamento do processo. A idéia de hierarquia é fundamental para identificação dos processos essenciais e para análise das organizações.

3 - As empresas convencionais foram projetadas em função de uma visão voltada para a sua própria realidade interna, sendo centradas em si mesmas. A implementação do ponto de vista do cliente na gestão das empresas praticamente exige que se faça o redesenho de seus processos de negócio. A adoção de uma estrutura baseada nos processos significa, em geral, dar menos ênfase à estrutura funcional da empresa (Davenport, 1994) e, na prática, exige o emprego de outros modelos organizacionais e de negócios (Gonçalves, 1998). Analisem e comentem o enunciado acima sob a ótica e o ponto de vista do cliente.

O foco principal de uma organização é o cliente, é ele quem retrata uma empresa e que agrega valor ao lhe é oferecido. A utilização de ferramentas e estratégias de ação garante o desenvolvimento sustentável de uma organização, respectivamente, seu sucesso.

4 - As estruturas organizacionais convencionais têm diversas características

operacionais indesejáveis. Cite quais são estas características e comentem.

As organizações vem padronizando tanto os processos, que acaba transformando os funcionários em super especialistas em uma determinada função, e não inovam os processos, assim tornando lento e utilizando apenas os recursos humanos sem conhecimento especifico.

Empresas que têm tudo registrado de cada processo da organização, fica muito mas fácil de encontrar falhas, agilidade e a flexibilidade, assim refletindo automaticamente em custo e satisfação do cliente.

5 - Os organogramas não se prestam para a análise dos processos de negócio, pois não mostram como eles funcionam na prática nem como ocorrem na empresa. Os processos de negócio estão relacionados com o funcionamento da organização e geralmente não respeitam os limites estabelecidos pelos organogramas. Analisem no texto e estabeleçam as diferenças apontadas pelo enunciado.

O organograma da empresa geralmente se aplica de forma horizontal. O organograma serve para definir os chefes, responsáveis pelos processos executados pela parte operacional. Os chefes das áreas funcionais se focam cada vez no treinamento e na capacitação do seu pessoal.

6 - As estruturas organizacionais convencionais apresentam algumas características indesejáveis que comprometem o desempenho das empresas: elas priorizam as funções (áreas verticais) em detrimento dos processos essenciais e exageram na divisão de tarefas, pois adota o critério da otimização do funcionamento das áreas funcionais, o que leva à hiper especialização. Nessa situação, as empresas têm estruturas hierárquicas rígidas e pesadas, repletas de caixinhas que executam pedaços fragmentados de processos de trabalho. Em cada caixinha, predominam atividades padronizadas, controladas por vários níveis de chefia, cuja função principal é garantir o cumprimento das normas (Gonçalves e Dreyfuss, 1995). Além disso, essas empresas têm muitos níveis hierárquicos, o que introduz impedâncias e

perdas de carga e usam mais recursos que o indispensável. Como organizar por processos?

A organização orientada por processo pressupõe que as pessoas trabalhem de forma diferente valorizando o trabalho em equipe, a responsabilidade individual e a atitude de fazer um trabalho melhor, mensura os processos e faz com que os colaboradores desenvolvam sentimentos pela organização tendo uma visão mais ampla á respeito dos processos e desta forma possa ser aproveitadas e compartilhadas as experiências adquiridas.

7 - Algumas empresas já exploram o potencial da centralização das suas prioridades, ações e recursos nos seus processos essenciais (ou de negócio). São conhecidas pela sigla PCE (Process-Centered-Enterprises) e são empresas que têm demonstrado desempenho superior em termos de agilidade, flexibilidade e capacidade de resposta. Em relação aos processos centralizados nas empresas qual a sua percepção sobre a viabilidade na conjuntura atual no ambiente mutável e dinâmico das empresas?

Podemos considerá-la um valor agregado tornando a empresa diferente

competitivamente?

Os processos centralizados acabam prejudicando muito as empresas, hoje cada vez mais os processos devem ficar divididos em vários setores, de formas dependentes entre si, para que a empresa cresça de forma horizontal e não apenas verticalmente. Assim, consegue-se dirigir e organizar tarefas em equipes. Colocando os processos centralizados, perdem-se os valores da mesma, pois da mesma, pois estará em desvantagem perante seus concorrentes, podendo gerar descontentamento, desperdício, percas de tempo entre outos.

8 - Cite os vários estágios na evolução de uma empresa em direção à organização por processos. A organização orientada por processos está surgindo como a forma organizacional dominante para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com