TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TÉCNICAS PARA ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO

Por:   •  12/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório

Aluna: Danielle Maria Gonçalves

Curso: Direito

Período: 10º noite

Palestra ministrada no dia 27/10/2020 de 20:15 h ás 22:15 h

Palestrante convidada: Prof. Dra Paloma Maria Santos

Tema:  Escrita científica, como produzir artigos de qualidade?

A palestra aborda sobre as estratégias para escrever um artigo de qualidade como:

Conhecer o tema, os métodos e as ferramentas disponíveis. Como abordar as questões inovadoras, buscar fundamentar, pensar no público de interesse. Buscar redigir um artigo que seja gostoso de ler, claro, simples. Ajustar a teoria a dados, avaliar com profundidade uma parte do problema. Investir em uma boa revisão, evitando suspense apresentando resultados significativos que avancem a fronteira do conhecimento e que tenham impacto no mundo real. Pois os bons artigos possuem o rigor teórico, ou seja,  são construídos com base nos estudos anteriores, apresentam relações entre as variáveis observadas. Também possuem o rigor metodológico, ou seja, os métodos utilizados devem ser adequados a questão de pesquisa e precisam ser justificados pelos autores. Não podemos deixar de falar da contribuição de valor, que é deixar claro qual a contribuição dos trabalhos já existentes na área de conhecimento, como o meu avança na teoria (novas conseqüências, novas relações mediadoras ou moderadoras) e quais oportunidades deixo para trabalhos futuros. Uma das dicas nos passada é que os artigos empíricos são mais fáceis de publicar do que os meramente teóricos. Sendo que os estudos de casos, nem sempre agradam. Por isso, na hora de se fazer a escolha tem que tomar muito cuidado. Outra dica importante é não ter pressa, mais também não demorar. Porque conhecimento tem data e validade.

Para estruturar um artigo, precisamos dos elementos:

Título, resumo, introdução, revisão de literatura, metodologia, resultados e discussão, conclusão ou considerações finais e por último as referências.

O que é citação: é uma ferramenta textual que se permite fazer uso de uma parte do conteúdo de uma obra dando os devidos créditos. Ela demonstra que os achados foram vistos e utilizados por outros pesquisadores, ainda que seja sobre a forma de crítica. Existem dois caminhos de como alimentar as nossas citações. O abominável que é a tática da quadrilha, ou seja, aparência de excelência. Existe um grupo que só faz citações entre eles. Já  o admirável, faz uma pesquisa sólida e interessante. Divulga em um periódico de qualidade, procura revistas de ampla divulgação, apresenta um artigo claro que transcende a sua especialidade. Temos também o erro comum, que é um trabalho de qualidade publicado na revista errada ou trabalho ruim publicado em uma revista boa, mas que não será citado. Foi abordado também sobre o plágio o autoplágio ou uso injusto. E por fim, em que circunstâncias se tornam aceitáveis a reutilização do meu material. Que é quando a pesquisa anterior estabelecer as bases para as contribuições dos trabalhos posteriores. Quando partes dos trabalhos anteriores precisarem Ser repetidas para que se possa apresentar novas evidencias ou argumentos ou quando os públicos dos trabalhos forem muito diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com