TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ambigüidades Da Assistência Social Brasileira Após 10 Anos De LOAS

Dissertações: As Ambigüidades Da Assistência Social Brasileira Após 10 Anos De LOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  1.696 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO:

Esse trabalho tem como proposta estar dando conceitos e definindo melhor que

O Serviço Social é uma profissão em que sua gênese e sua trajetória sócio-histórica possuem características complexas que nem sempre são apreendidas e compreendidas pela sociedade. E até mesmo dentro da própria categoria há apreensões divergentes quanto ao seu processo de transformação e atuação profissional.

Nesse texto veremos que a profissão surge no seio da igreja católica que teve como base teórica os conceitos morais, confessional do Neotomismo, em meio a sua conjuntura sócio- histórica.

Para entendermos todo esse processo de renovação crítica, perspectivas ajustes e impactos frente a projeto ético-político se faz necessário pontuarmos a denúncia do conservadorismo profissional, iniciada na década de 1960 e desenvolvida nas décadas de 1970 a 1980, sob a influência do Movimento de Reconceituação do Serviço Social.

DESENVOLVIMENTO

Dentro de tudo estudado temos inicialmente que entendermos melhor o significado do Serviço Social, a questão social como ocorreu no processo de industrialização a população era miserável sem meio nenhum de ter uma vida digna sem proteção alguma social, dando a consciência da miséria a qual muitos estavam submetidos.

Salve-se que a questão social é um conjunto de expressões das desigualdades da sociedade,que por primeiro era entendida por muitos como uma questão religiosa e moral, sendo considerada natural. Assim, o serviço social por sua vez era associado a igreja católica.

A assistência social em sua origem, como já foi dita sempre associada a igreja que sempre teve preocupação com a pobreza e condições precárias de vida de pessoas de baixa renda excluídas da sociedade.

Então vem os profissionais com objetivos de minimizar as desigualdades, juntamente com as políticas públicas com estratégias para enfrentar essas questões. Vieram através de movimentos que exerceram grande domínio para que as políticas públicas dessem direito a saúde, assistência, moradia e previdência o que era dever do estado, pois os trabalhadores eram explorados pelos capitalistas que ganhavam com a força de trabalho e a produção dos seus produtos,mas não davam, nem melhoravam as condições de vida do proletariado.

Não esquecendo também principalmente do trabalho das mulheres de caridade juntamente com a igreja católica.

Essas assistências por não serem tão universais geraram muitas contradições entre a demanda e seu o caráter excludente e seletiva. A contradição é uma característica presente em países industrializados assim como os altos de pauperismo na zona urbana.Esta contradição que dá fundamento ao significado social da profissão e marca sua identidade profissional,faz parte de uma organização.

A profissão defende interesses da classe trabalhadora que desde o surgimento enfrentou e enfrenta diversas barreiras, no sentido de atender as demandas do proletariado. Chamando a responsabilidade do estado para a resolução dos interesses da população. A dominação imensurável da qual a classe trabalhadora é acometida,resulta dos novos padrões de acumulação inspirados na mundialização da economia e na globalização operada segundo IAMAMOTO (2008) pelo capital transnacional e investimentos financeiros. Após a guerra fria e ao alvorecer do século XXI a economia sob a hegemonia do império Norte- Americano sofre profundas mutações.São mudanças acionadas por grandes companhias de seguros, fundo de pensão, fundo mútuos e sociedades financeiras de investimentos.

Todo esse processo recebe respaldo dos estados Nacionais e são fortemente consolidados por meio da força de trabalho ,ou seja, cria-se a acumulação do capital por meio dos únicos que não o desfrutam e que ainda são chamados a participar desse acúmulo pagando os impostos e vendendo seu único meio de subsistência ,sua força de trabalho,pois o avanço tecnológico acarreta a redução de postos de trabalho para a produção do capital,uma marca indelível do processo de consolidação dos monopólios e desenvolvimento tecnológico que vem a favorecer apenas o capital.

Nesse sentido com relação a classe trabalhadora, o exército industrial reserva descrito na década de 1930,e assume uma nova roupagem no cenário atual,sendo que as relações atual de produção são constituintes de uma sociedade marcada por novos protagonistas,mas necessariamente combinada por uma estrutura que fundou o país, acrescida das transformações que vem operando na esfera do estado e nas políticas sócias públicas, condizentes com o organismo internacionais em especial com o Fndo Monetário Internacional.

Sendo assim, na atualidade o trabalho no mundo capitalista não ocorre apenas com a transformação direta da natureza ,mas com todo o processo de produção de mais –valia,pois é nesse processo que ocorre a concentração do capital e sua expansão/ consolidação.

A década de 1960 foi marcada foi representada por um período de mudanças,inclusive na reformulação do código de 1947 para o de 1965,aprovado após o golpe militar. Essa mudança visava a importância de zelar pela família, visando a harmonia, o equilíbrio e a paz social.

A formação profissional do Assistente Social passa por um agravamento da questão social em face a particularidade do processo de reestruturação produtiva no Brasil,noa marcos da ideologia neoliberal determina uma inflexão no campo profissional do Serviço Social.

Na década de 80 foi um período em que o trabalho perdeu sua centralidade, fato é que foi palco de um processo de restauração capitalista, assentada em um duplo movimento:

1-A redefinição das bases de economia do mundo através de restauração capitalista produtiva e das mudanças no mundo do trabalho.

2-A ofensiva ideopolítica necessária a construção da hegemonia do grande capital,evidenciada na emergência de um novo imperalismo e uma nova fase do capitalismo marcado pela acumulação com predomínio rentista.

A ofensiva neoliberal avança iniciando um período de minimização das ações do estado, priorizando atendimento apenas aos sujeitos que, nesse contexto, estão privados da venda de sua força de trabalho, por meio da política da assistência social.O referido processo denomina-se de novo imperalismo, tendo os Estados Unidos seu pais de referência, perpetuando assim, sua ideologia em escala mundial. O pensamneto liberal acaba juntando força no final dos anos de 1980.

O mercado de trabalho fica carcterizado por regras políticas que limitavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com