TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características das Relações Humanas

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  1.601 Visualizações

Página 1 de 7

PASSO 1:

Criada no período da “grande crise” como consequência da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e outros colaboradores. A teoria das relações humanas, muda o conceito de que tinha na teoria clássica onde os trabalhadores eram vistos de forma mecânica. A partir das pesquisas voltadas para a teoria das relações humanas o trabalhador passou a ser visto como “homo social”. A administração passa a ser feita de uma forma mais humanizada e os funcionários são vistos assim também.

Na teoria das relações humanas, o líder serve para conduzir o grupo, para o grupo ter segurança, para que o grupo possa ser melhorado. Traços de personalidades dos líderes: físicos, intelectuais, sociais e de tarefas. Essas teorias dos traços dos líderes são criticadas pois não levam em conta a totalidade das ações que um líder precisa ter.

Estilos de liderança:

Autocrática: o líder centraliza as decisões e impõe as regras para o grupo.

Liberal: o líder delega decisões ao grupo e os deixa completamente à vontade. (Mas o grupo teve uma produção medíocre)

Democrática: o líder conduz e orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas. A teoria situacional das lideranças dizia que existe um mesmo líder pode usar vários tipos de liderança, variando para que fim ele vai usar esse tipo de liderança, ou seja cada tipo de liderança está relacionado ao tipo de tarefas; para cada subordinado ou para o mesmo subordinado. Distribuir satisfação entre os seus participantes (função social interna)

Características das Relações Humanas:

Nível de produção é resultante da integração social: a capacidade física não terá eficiência se o indivíduo sofrer desajuste social.

Comportamento social dos indivíduos: o comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo.

Recompensas ou sanções sociais: o operário que produzir acima ou abaixo da média do grupo, perderia o respeito perante seus colegas.

Grupos informais: definem suas próprias normas dentro do grupo.

Relações Humanas: ações e atitudes desenvolvidas pelo contato entre pessoas e grupos.

Importância do conteúdo do cargo: trabalhos simples e repetitivos, tornam-se monótonos e cansativos, reduzindo a eficiência.

Ênfase nos aspectos emocionais: organização informal.

Pontos de vista de Mayo:

  • O trabalho é uma atividade grupal.
  • O operário reage como um membro de um grupo social.
  • A organização desintegra grupos primários (família), mas forma uma unidade social.
  • O conflito é o germe da destruição.
  • A formação de uma elite capaz de compreender e de comunicar, dotada de chefes democráticos e simpáticos.

http://www.coladaweb.com/administracao/elton-mayo

PASSO 2:

A)Custo total atual:

C(x) = x² + 8x + 100
C(200) = (200)² + 8(200) + 100
C(200) = 40000 + 1600 + 100
C(200) = 41.700

Custo unitário atual:

C(x) = [x² + 8x + 100] ÷ 200
C(200) = [(200)² + 8(200) + 100] ÷ 200
C(200) = [40000 + 1600 + 100] ÷ 200
C(200) = 208,50

B)


Custo total dobrado:

C(x) = 2(x² + 5x + 80)
C(200) = 2[(200)² + 5(200) + 80]
C(200) = 2[40000 + 1000 + 80]
C(200) = 2 *41080
C(200) = 82.160

Custo unitário dobrado:

C(x) = 2(x² + 5x + 80) ÷ 400
C(200) = 2[(200)² + 5(200) + 80] ÷ 400
C(200) = [2* 41080] ÷ 400
C(200) = 205,40

É vantajoso para a companhia adquirir essas máquinas. O custo unitário tem redução de 10% de um período para o outro. Considerando esse fator isoladamente, sem outros dados de suporte

PASSO 3:


A princípio o ideal é que uma empresa prestadora de serviços seja indicada e conhecida por outras assim teriam uma base se ela é de qualidade. O levantamento de dados sobre os funcionários prestadores de serviços também é imprescindível, as principais documentações seriam: ASO (atestado de saúde ocupacional), treinamentos para determinados serviços seja em altura ou procedimentos operacionais que comprovem a segurança e a qualidade das atividades; PPRA, PCMSO, Laudo Ergonômico elaborado após a contratação. Para as empresas prestadoras de serviço o ideal é verificar se as mesmas estão em dia com a prefeitura, e sindicatos puxando dados de certidões negativas de débitos municipais, contribuição com INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social); Contrato Social, ou Documentação Societária; tipo de sindicato no qual é filiado.

 

PASSO 4

A importância de um ERP na sua empresa

Se a empresa possui diversos departamentos e cada um deles realiza diversas atividades. O ideal para que suas operações funcionem em conjunto e tenha um bom gerenciamento é que todos os processos estejam integrados, fazendo parte de um mesmo sistema, no caso em um sistema de gestão empresarial: ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento dos Recursos Empresariais).

O ERP facilita a comunicação interna e torna as operações mais rápidas. A ideia desse sistema dentro de uma empresa é unir informações como num banco de dados e centralizar todas as atividades em um único sistema. Isso auxilia os gestores no dia a dia visando e unindo todos os setores da empresa.

Um grande exemplo de ERP é o sistema SAP que é modular e cada módulo atende a uma determinada atividade ou departamento. A ordem da implementação é específica e de acordo com as necessidades de cada organização, assim como o processo de implementação depende da proporção do negócio, do número de módulos utilizados, da quantidade de funcionários à serem treinados e da disponibilidade de todos os setores da empresa. No caso a própria empresa que distribui o sistema fornece treinamentos e o suporte necessário.

O sistema ERP ajuda muito na gestão da empresa, mas não supre todas as necessidades e alguns problemas não podem ser resolvidos. Nesse caso o ideal é visar as vantagens e desvantagens de aceitar a implantação do ERP na empresa e pesar se vale a pena apostar nisso.

Vantagens do ERP:

Melhorar a comunicação interna;

Unificar os processos internos;

Reduzir a quantidade de processos internos;

Eliminar o uso de interfaces manuais, reduzindo a probabilidade de erros;

Otimizar o processo de tomadas de decisões;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com