TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Condições Institucionais Da China, Relações De Trabalho

Ensaios: As Condições Institucionais Da China, Relações De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

Condições Institucionais

A china possui uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento deste país, nos últimos anos é de quase 9%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do brasil. Neste ano de 2014 o crescimento econômico da china pode ser inferior á meta de crescimento, “mas não há necessidade de entrar em pânico”, afirmou uma fonte sênior do governo chinês á Market News Internacional. “Francamente, o crescimento do primeiro trimestre pode cair para 7,4%, o que seria abaixo de 7,5%. Não há necessidade de entrar em pânico por isso. Na verdade, um Produto Interno Bruto (PIB) de 7% seria suficiente para criar 10 milhões de empregos”. Reforçou.

As pequenas e Médias empresas estão sujeitas a grandes dificuldades, porém são importantes agentes para fomentar a concorrência, além de ser o embrião da grande empresa.

A presente pesquisa caracteriza-se por ser um objetivo testar hipóteses. A motivação foi a exploratória, orientada á descoberta e não tem por objetivo testar hipóteses. A motivação foi a de entender e comparar as características das PMEs no Brasil em relação ás PMEs na China.

Relações de Trabalho

A partir de 1976, a China iniciou um processo de abertura econômica, possibilitando empresas de capital não estatal estabelecerem-se no território chinês. A abertura econômica teve conseqüências como a industrialização e a urbanização do país. À luz da teoria de John Dunlop, a qual busca criar um processo lógico de organização das relações entre empregadores e trabalhadores, verificar-se que o processo de industrialização na China foi seguido pela necessidade de estruturação das relações de trabalho.

Burocra

Segundo os dados da Global Entrepreneurship Monitor(GEM, 2007) constatou-se que cerca de treze em cada cem brasileiros adultos estão envolvidos com alguma atividade empreendedora. Dentre os países em desenvolvimento – Brasil, Rússia, Índiae China (BRICs), o Brasil está posicionado atrás da China Note-se que este país vem apresentando uma vigorosa expansão de sua economia, fato que demonstra a importância do empreendedorismo como um dos fatores impulsionadores do seu desenvolvimento. Como objetivo específico foi feita uma comparação entre ambos os países, para identificar os principais pontos fortes e fracos das PMEs do Brasil em relação aos da China. O estudo se justifica pelo fato de ambos pertencerem ao grupo de países em desenvolvimento no mundo ( BRICs), que apresentam grande dimensão territorial e populacional, e por se destacarem quanto á participação dos empreendimentos de menores dimensões em suas economias. Ademais, a China é o país quem apresentado um vultoso crescimento econômico, justificando uma maior atenção ao seu estudo e comparação com o Brasil.

Existem três tipos de empresas que organizações estrangeiras podem abrir na China: entidade de controle total estrangeiro; joint venture e escritório de representação. Quanto à natureza do empreendimento, há diversos tipos de categorias, entre as quais empresas de serviço, empresas industriais, sedes regionais, centros de compra, centros de pesquisa e desenvolvimento, empresas de investimento/holding e empreendimento comercial de investimento estrangeiro (FICE).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com